Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/36900
Título: | Aprendizagem interorganizacional: estudo sobre os canais de transmissão de conhecimento em clusters têxteis e de vestuário no Brasil e em Portugal |
Outro(s) título(s): | Interorganizational learning: study on the channels of knowledge transmission in textile and clothing clusters in Brazil and Portugal Aprendizaje interorganizacional: estudio sobre los canales de transmisión de conocimiento en clusters textiles y de indumentaria en Brasil y en Portugal |
Autor(es): | Sohn, Ana Paula Lisboa Vieira, Filipa Dionísio Casarotto, Nelson Cunha, Idaulo José |
Palavras-chave: | Clusters industriais Aprendizagem interorganizacional Canais de transmissão de conhecimento Industrial clusters Interorganizational learning Knowledge transmission channels Clusters industriales Aprendizaje interorganizacional Canales de transmisión de conocimiento |
Data: | Out-2014 |
Editora: | Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
Revista: | Revista Alcance |
Resumo(s): | Ante o advento de uma sociedade do conhecimento que estimula e valoriza a formação de redes de empresa, há consenso entre pesquisadores especializados de que os processos de aprendizagem colaborativa em clusters são cruciais para a formação da vantagem competitiva na esfera individual das empresas e no conjunto que forma o aglomerado produtivo. Neste artigo pretendeu-se identificar e analisar os canais de aprendizagem em dois clusters têxteis e de vestuário: um localizado em Santa Catarina, no Brasil, e outro na região Norte de Portugal. Os dados foram obtidos mediante entrevistas guiadas e aplicação de questionário com especialistas e empresários. Foi possível constatar semelhanças e discrepâncias entre canais de transmissão de conhecimento nos clusters avaliados. Observou-se que em ambos os casos pesquisados, canais de transmissão de conhecimento referentes à formação de recursos humanos, à imitação e ao relacionamento com fornecedores figuram entre os cinco mais importantes. Foram identificados entraves ao compartilhamento de conhecimento e aprendizagem colaborativa relacionados com aspetos culturais. No caso dos clusters analisados, fatores intrínsecos aos seus segmentos industriais exercem influência na transmissão de conhecimento no âmbito da interorganização. With the advent of a society of knowledge that stimulates and promotes the formation of corporate networks, there is a consensus among specialized researchers that collaborative learning processes in clusters are crucial for ensuring competitive advantage in the individual sphere of companies, and in the group that forms the production cluster. This paper seeks to identify and analyze knowledge transmission channels in two textile and clothing clusters; one located in Santa Catarina, Brazil, and the other in the northern region of Portugal. Primary data were obtained through guided interviews and questionnaires with entrepreneurs and experts. It was possible to see similarities and discrepancies between the channels of knowledge transmission in the evaluated clusters. Considering knowledge transmission, it was observed that in both cases, the formation of human resources, imitation of products and processes, and the relationship with suppliers are among the five most used channels applied by companies. Problems were identified in knowledge sharing, collaborative learning and cultural aspects related to a lack of policies at the level of clusters that foster the exchange of knowledge. In the case of the clusters analyzed, it was found that intrinsic factors influence the transmission of knowledge in the interorganizational framework. Ante el ascenso de una sociedad del conocimiento que estimula y valoriza la formación de redes de empresas, hay un consenso entre los investigadores especializados de que son cruciales los procesos de aprendizaje colaborativo en clusters para la formación de una ventaja competitiva en la esfera individual de las empresas y en el conjunto que forma el aglomerado productivo. En este artículo se pretendió identificar y analizar los canales de aprendizaje en dos clusters textiles y de indumentaria: uno ubicado en Santa Catarina, en Brasil, y otro en la región Norte de Portugal. Se obtuvieron los datos a través de entrevistas guiadas y aplicación de un cuestionario con especialistas y empresarios. Fue posible constatar semejanzas y discrepancias entre canales de transmisión de conocimiento en los clusters evaluados. Se observó que en ambos casos estudiados, los canales de transmisión de conocimiento referentes a la formación de recursos humanos, a la imitación y al relacionamiento con proveedores figuran entre los cinco más importantes. Se identificaron barreras relacionadas a aspectos culturales que dificultan compartir el conocimiento y aprendizaje colaborativo. En el caso de los clusters analizados, los factores intrínsecos a sus segmentos industriales ejercen influencia en la transmisión de conocimiento en el ámbito de la interorganización. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/36900 |
DOI: | alcance.v21n4.p777-796 |
ISSN: | 1983-716X |
Versão da editora: | www.univali.br/periodicos |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CGIT - Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo Alcance Vale Itajaí e Norte de Portugal.pdf | Documento principal | 888,69 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |