Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/3683

TitleFixação simultânea de metais pesados e compostos orgânicos em matriz biológica
Author(s)Tavares, M. T.
Quintelas, C.
KeywordsArthrobacter viscosus
Biofilme
Biossorção
Carvão activado
Metais pesados
Compostos orgânicos
Issue date2001
PublisherUniversidade de Aveiro. Departamento de Engenharia Química
CitationINTERNATIONAL CHEMICAL ENGINEERING CONFERENCE : CHEMPOR, 8, Aveiro, 2001 – “CHEMPOR 2001 - 8th International Chemical Engineering Conference". Aveiro : Universidade. Departamento de Engenharia Química, 2001. vol. 2, p. 1021-1027. ISBN 972-789-041-5.
Abstract(s)Foi utilizado um biofilme de Arthrobacter viscosus suportado em carvão activado granular (GAC) para remover metais pesados e compostos orgânicos presentes em soluções líquidas diluídas. Nos ensaios com metais pesados e na ausência de compostos orgânicos foram utilizados dois diferentes suportes: um tratado com HNO3 e outro com H2O2. Os ensaios realizados com soluções mistas tiveram como suporte do biofilme, o carvão activado sem qualquer tipo de tratamento. A gama de concentrações estudadas, para as soluções de um só metal, variou de 4-77 mg/l para o crómio, 5-95 mg/l para o cádmio, 8-165 mg/l para o chumbo e 2.5-42 mg/l para o ferro. Em relação às soluções mistas, foram utilizadas concentrações iniciais de crómio entre 10-200 mg/l para uma concentração de composto orgânico de 60 mg/l. De uma forma global conseguiram-se melhores resultados com os metais crómio, chumbo e ferro, tendo-se concluído que o cádmio exerce um efeito tóxico sobre as bactérias. Em relação às soluções mistas, fixou-se a atenção na remoção de crómio e verificou-se que esta é ligeiramente afectada pela presença do composto orgânico (ortocresol>fenol>clorofenol). O estudo comparativo entre os três compostos orgânicos indica que a sua remoção não é sensível a concentrações crescentes do metal no caso do fenol e do clorofenol, ao contrário da remoção de ortocresol que é evidentemente afectada pela presença do Cr em concentrações crescentes.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/3683
ISBN972-789-041-5
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEB - Artigos em Livros de Atas / Papers in Proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CHEMPOR2001-Quintelas_Tavares[1].pdf70,72 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID