Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/36758

TitleNa escola de antigamente aprendia-se mais do que na de hoje?
Author(s)Sarmento, Manuel Jacinto
Editor(s)Soeiro, José
Cardina, Miguel
Serra, Nuno
KeywordsEducação
Ofício de aluno
Política educativa
Issue date2013
PublisherTinta da China
Abstract(s)Faz parte do senso comum a ideia de que o nível educacional vem descendo, geração após geração. Neste capítulo comprova-se que o nível educacional tem evoluído em Portugal, a população está mais escolarizada e os conhecimentos são mais complexos e extensos. Não obstante, há mudanças nos conteúdos escolares e nas metodologias de aprendizagem que tornam a escola contemporânea mais exigente e complexa. A ideia da descida do nível de aprendizagem corresponde a uma visão ideológica conservadora que procura despojar a escola das dimensões formativas e de educação para a cidadania e promover uma orientação "back to basics". No texto, desmonta-se este procedimento ideológico e analisam-se as potencialidades, mas também os constrangimentos e as armadilhas que se colocam á escola contemporânea, no quadro das políticas educativas atuais.
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/36758
ISBN978-989-671-157-3
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Na escola de antigamente....pdf3,18 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID