Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/36695

TitleA liberdade académica e os seus inimigos
Author(s)Martins, Moisés de Lemos
KeywordsUniversidade
Modernidade
Vocação e missão universitárias
Avaliação de desempenho
Governação da universidade
Liberdade académica
Issue date2015
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
JournalComunicação e Sociedade
Abstract(s)Em nome da certificação da ‘qualidade’ e da ‘excelência’, a Universidade parece hoje condenada a celebrar apenas procedimentos, que no ensino e na investigação certificam rotinas e conformidades, eficiências e utilidades, confirmando a hegemonia da razão instrumental. É meu propósito, neste ensaio, todavia, refletir sobre a liberdade académica na universidade. Esta questão impõe que façamos recair a nossa interrogação sobre a natureza da própria universidade, sobre a profissão académica, e também sobre a sua vocação e missão. O que é, hoje, a universidade? Que forças a atravessam? Que abalos tem sofrido? A que ameaças está sujeita? Que contradições são as suas? Com que exigências se confronta? Que respostas têm que ser as suas?
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/36695
DOI10.17231/comsoc.27(2015).2109
ISSN2183-3575
Publisher versionhttp://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/2109
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

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