Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/3665

TitleIncorporação de resíduos da indústria do calçado em produtos cerâmicos de construção
Author(s)Valente, A. R.
Pires, M. J.
Aguiar, J. L. Barroso de
Tavares, M. T.
Ferreira, M. J.
KeywordsResíduos
Couro
Crómio
Incorporação
Cerâmica estrutural
Issue date1999
PublisherUniversidade Nova de Lisboa (UNL)
CitationCONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE A QUALIDADE DO AMBIENTE, 6, Lisboa, 1999 - "Actas da 6.ª Conferência Nacional sobre a Qualidade do Ambiente". Lisboa : Universidade Nova de Lisboa, 1999. vol. 3, p. 261-269.
Abstract(s)Desenvolveu-se um estudo de incorporação de resíduos de couro do sector do calçado em produtos cerâmicos de construção. Resíduos de couro curtido ao crómio de diversas indústrias do calçado foram triturados e incorporados até 5% em peso, na argila de produção de tijolo. Quer os provetes de controlo quer os provetes com incorporação foram submetidos a processos de secagem e cozedura idênticos aos do fabrico de tijolo, efectuando-se ensaios de resistência mecânica (flexão e compressão), eflorescência, determinação do teor em crómio no material ao longo do processo de incorporação e ensaios de lixiviação para análise de crómio nos eluatos. Nos resultados obtidos não se verificaram perdas de crómio por volatilização durante a cozedura e as concentrações de crómio nos eluatos dos ensaios de lixiviação aos provetes incorporados com resíduos são desprezáveis, indicando um processo de estabilização/retenção pelo material cerâmico do constituinte principal que confere perigosidade ao resíduo. Verificou-se uma redução generalizada nas propriedades mecânicas dos provetes-teste, resultante da carbonização do resíduo durante a cozedura, que conduz a um aumento significativo da porosidade do material, sem alterar a sua elasticidade e sem o aparecimento de eflorescências. O decréscimo da massa volúmica dos provetes-teste confere ao material vantagens em termos de isolamento térmico e acústico.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/3665
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEB - Artigos em Livros de Atas / Papers in Proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNQA-C15-29[1].PDF52,41 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID