Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/36591

TítuloIntegração das tecnologias da informação e comunicação no programa aprendizagem do serviço nacional de aprendizagem comercial em São Luís
Outro(s) título(s)Information and communication technologies integrated in the learning programme of the national commercial apprenticeship service of São Luís
Autor(es)Machado, Ana Claudia Teixeira
Orientador(es)Gomes, Maria João
Data13-Mar-2015
Resumo(s)No contexto da atual sociedade da informação e comunicação, a aprendizagem ao longo da vida assume um lugar de destaque, isto é, não se pode mais parar de aprender. De entre as competências requeridas para o século XXI, a competência digital torna-se uma exigência. É de fundamental importância o papel do professor no meio de todo um cenário de mudança numa sociedade crescentemente digital, contribuindo para o crescimento dos alunos enquanto cidadãos “digitais”. O professor é potencialmente o principal transformador dos espaços e das práticas formais de ensino-aprendizagem. Neste sentido, precisa mudar seus métodos de ensino, adotando práticas pedagógicas que explorem as potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), numa abordagem que promova um maior envolvimento e centralidade do aluno no processo de ensino e aprendizagem Neste contexto, a investigação a que se reporta este estudo teve como finalidade desenhar um programa de intervenção que passasse pela formação dos professores do Programa Aprendizagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (SENAC) em São Luís do Maranhão - Brasil e pela conceção de um programa de utilização das TIC com especial foco na Internet e serviços associados. Neste sentido, assumimos as seguintes questões de investigação: (i) quais os conhecimentos, práticas e perspetivas dos alunos e professores relativamente à utilização das TIC no âmbito do Programa Aprendizagem do SENAC – São Luís?; (ii) que condições existem ao nível do SENAC em São Luís, dos seus alunos e professores que permitam uma prática de utilização das TIC no contexto do Programa Aprendizagem?; e (iii) como promover uma prática de utilização das TIC pelos professores no contexto do Programa Aprendizagem do SENAC em São Luís? Metodologicamente, adotámos como orientação no desenvolvimento do estudo, o modelo de Investigação-Ação de Stringer, organizado nas fases - Observar – Pensar – Agir – e desenvolvido ao longo de 3 ciclos. Ao longo dos três ciclos, a recolha e o tratamento dos dados foi feita mediante as técnicas/instrumentos de análise documental, observação, inquéritos por questionários e entrevistas e notas de campo/diário de investigação. No ciclo I, a partir da identificação do tema a investigar, procurámos desenvolver um estudo minucioso da bibliografia disponível que pudesse fundamentar e orientar a nossa investigação. O ciclo II correspondeu ao processo de reflexão e interpretação das informações recolhidas no ciclo anterior procurando identificar e organizar as dimensões que seriam utilizadas na elaboração dos questionários dos alunos e professores do Programa Aprendizagem. Os dados recolhidos junto aos alunos serviram para fazer sua caracterização e posteriormente para sensibilizar os professores participantes do curso para o seu envolvimento no mesmo. Quanto aos dados recolhidos junto aos professores serviram para conhecermos as suas características e a partir daí podermos conceber o curso levando em consideração o público-alvo. O ciclo III envolveu a implementação e avaliação do conjunto de iniciativas concebidas para a formação dos professores do Programa Aprendizagem em relação às TIC. Neste ciclo foram aplicados o questionário final de avaliação do curso e realizadas entrevistas a professores-formandos e a professores evadidos. Depois de tratados os dados do questionário e das entrevistas, procedeu-se à triangulação, análise e interpretação dos mesmos e elaboraram-se as sínteses e reflexões finais da tese. A análise dados permitiu concluir que, apesar do interesse dos professores pela aquisição de competências no domínio da utilização pedagógica das TIC, alguns fatores condicionam as perspetivas futuras de efetiva integração das TIC no Programa Aprendizagem do SENAC em São Luís do Maranhão, com particular destaque para as seguintes: (i) os professores do Programa Aprendizagem são geralmente contratados para lecionar em cursos específicos, sendo o seu vínculo decorrente da abertura de cada curso; daqui decorre que frequentemente os professores precisam estar trabalhando em mais do que um local e não vêm assegurada a sua continuidade de curso para curso. ii) a descontinuidade do exercício da atividade docente dificulta o envolvimento dos professores em processos de formação que associem o processo de formação à prática docente efetiva, que facultem oportunidades de compreensão e aplicação dos conhecimentos em construção, nos contextos reais da prática docente; e (iii) no SENAC existem fortes condicionantes a nível de infraestruturas tecnológicas, já que as salas de aulas onde são ministradas o Programa Aprendizagem não se encontram equipadas com recursos de informática e de comunicação, nem as infraestruturas de rede wireless são adequadas ao uso de equipamento portátil que eventualmente os próprios professores e estudantes possuam. Assim, consideramos que, em termos globais, a promoção de uma prática de utilização das TIC pelos professores no contexto do Programa Aprendizagem do SENAC em São Luís exige um conjunto de iniciativas de diversa natureza que se sugere inclua os seguintes aspetos: (i) criação de condições de maior estabilidade profissional e maior ligação dos professores ao SENAC; (ii) clara valorização da direção do SENAC da integração das TIC nas atividades de ensino aprendizagem criando melhores condições em termos de infraestruturas de acesso (rede) e equipamentos quer a partir dos espaços de sala de aula, quer em outros espaços abertos a alunos (e professores); (iii) adoção de uma política de formação de professores em TIC, quer na dimensão tecnológica, quer na dimensão pedagógica, consistente e continuada e que preveja um acompanhamento muito frequente e um feedback rápido por parte do professor/formador de modo a fazer face às dificuldades reveladas pelos formandos envolvidos no estudo.
In the context of the current information and communication society, lifelong learning assumes a prominent place, that is, we can no longer stop learning. Amongst the skills required for the twenty-first century, digital competence has become a requirement. The teacher plays a vital role within this context of change that is embedded in an increasingly digital society, contributing to the growth of students as "digital" citizens. The teacher is potentially the main transformer of the teaching and learning spaces and formal practices. Therefore, the teacher needs to change his/her teaching methods, adopting pedagogical practices that explore the potential of Information and Communication Technologies (ICT) within an approach that promotes a greater involvement and centrality of the student in the teaching and learning process. In this context, the research conducted aimed at designing an intervention programme that would integrate the training of teachers from the Learning Programme of the National Commercial Apprenticeship Service (SENAC) in São Luís, Maranhão - Brazil, and the design of a programme using ICT with particular focus on the Internet and associated services. Thus, we developed the following research questions: (i) what knowledge, practices and perspectives do students and teachers have regarding the use of ICT within the Learning Programme of SENAC - São Luís?; (ii) what conditions are there regarding SENAC - São Luís, its students and teachers to enable the practice of ICT in the context of the Learning Programme?; and (iii) how to promote the use of ICT by teachers in the context of the Learning Programme of SENAC - São Luís? Methodologically, we adopted as guidance for the development of this study Stringer's Action Research model, organised by phases – Observe, Think, Act - and developed throughout three cycles. Throughout the three cycles, the gathering and processing of data was made using the techniques/tools for document analysis, observation, surveys by questionnaires and interviews, and field notes/research journal. In cycle 1 we tried to develop from the identification of the research theme a detailed study of the available literature that could support and guide our research. Cycle 2 corresponded to the reflection and interpretation of the information gathered in the previous cycle, seeking to identify and organise the dimensions that would be used in preparing the questionnaires for the students and teachers of the Learning Programme. From the data gathered from the students, we were able to characterise them and subsequently raise participating teachers' awareness of their involvement in the course. The data collected from the teachers allowed us to not only know their characteristics, but also from there conceive the course, taking into account the target audience. Cycle 3 involved the implementation and evaluation of a range of initiatives designed for the training of teachers of the Learning Programme, regarding the use of ICT. In this cycle, the final assessment questionnaire of the course was applied and interviews with teachers-trainees and teachers who quit/did not attend the course were conducted. After the data from the questionnaire and interviews were processed, we proceeded to the triangulation, analysis and interpretation of the data, and subsequently developed a final overview and reflection on the thesis. The data analysis showed that, despite the interest of teachers for the acquisition of pedagogical skills using ICT, several factors affect the future prospects of ICT being effectively integrated in the Learning Programme of SENAC - São Luís, Maranhão, with particular emphasis on the fact that: (i) teachers of the Learning Programme are usually hired to teach specific courses, so their contractual tie is due to the opening of a course; thus, teachers do not ensure their continuity from course to course as they often need to be working in more than one location; ii) the discontinuity of the teaching practice hinders teacher involvement in the training processes that associate training to effective teaching practices, and provide opportunities for the understanding and application of the knowledge that is being built in real contexts of teaching practice; and (iii) at SENAC there are strong constraints in terms of technological infrastructures, since the classrooms where the Learning Programme is conducted are not equipped with information and communication resources, and the wireless infrastructure is not suitable for the use of portable equipment that eventually the teachers and students have. Thus, we overall believe that the promotion of the use of ICT by teachers in the Learning Programme of SENAC - São Luís requires an array of initiatives of diverse nature that should include: (i) creating conditions for greater job stability and better teacher connection to SENAC; (ii) clear enhancement by SENAC in the integration process of ICT in teaching and learning activities, by creating better conditions in terms of network infrastructures and equipment, either in classrooms or in other open spaces for students (and teachers); (iii) adopting a policy of teacher training in ICT, taking into account a technological, and a consistent and continuous pedagogical dimension, providing frequent monitoring and quick feedback from the teacher/trainee to meet the difficulties encountered by the trainees involved in this study.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/36591
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Claudia Teixeira Machado.pdf15,08 MBAdobe PDFVer/Abrir
Apêndices.pdf9,15 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID