CECS - RLEC - Vol. 2, N.º 2 (2014): Políticas Culturais: Contribuições para o necessário debate : [1] Estatísticas

Logo


Revista Lusófona de Estudos Culturais / Lusophone Journal of Communication Studies Vol. 2, N.º 2

Diretores / Directors: Moisés de Lemos Martins e Maria Manuel Baptista

Editores / Editors: Moisés de Lemos Martins; Maria Manuel Baptista; Manuel Gama

CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Lasics
Universidade do Minho, Universidade de Aveiro, 2014, 220 págs. ISSN 1645-2089

Ver página da revista

Se a política pode ser encarada como o campo das escolhas a partir de valores, bem como a luta e o exercício pelo e do poder; se o poder pode assumir múltiplas formas e se a cultura continua a ser um conceito vivo e dinâmico, considera-se fundamental, numa altura em que a crise generalizada tem facilmente servido como álibi para o desinvestimento – político e financeiro – neste setor fundamental para a capacitação e qualificação individual e coletiva, contribuir para uma discussão que, apesar de tudo, tem estado pouco presente na academia e na sociedade civil. O poder de transformação da cultura é inquestionável, mas aspetos como o esbater de fronteiras entre os setores cultural e criativo, ou ainda os fracos níveis de articulação consistente entre os diversos sectores e níveis de decisão política, ou mesmo a pouca exploração da língua portuguesa como fator identitário para a promoção de estratégias concertadas de internacionalização, podem estar a contribuir para o desperdício de oportunidades, como a promoção de formas de crescimento inteligente, inclusivo e sustentável.

If politics can be considered as a way of choosing values, struggling for power and control; if power can assume several shapes and culture is a vibrant and dynamic concept, it is fundamental to address the empowerment and qualification of individual and collective citizenship, especially in particular present times where political crisis tend to constraint investments in academia and civil society. It is undeniable that culture can induce significant changes in an English dominated world. By defining Portuguese as an elementary language to promote development strategies to answer to specific social problems, this issue is based on this promising premise of fostering thought and discussion for intelligent, inclusive and sustainable growth.

Percorrer
Ativar alerta na coleção para receber notificações por e-mail de novas entradas RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Registos da coleção (ordenados por datas de depósito em ordem descendente): 1-1 de um total de 1
DataTítuloAutor(es)TipoAcesso
Dez-2014Revista Lusófona de Estudos Culturais [2, 2014] - Políticas Culturais: Contribuições para o necessário debate-RevistaAcesso aberto
Registos da coleção (ordenados por datas de depósito em ordem descendente): 1-1 de um total de 1