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TitleDesempenho cognitivo: diferenças entre crianças do pré-escolar e início do ensino básico
Other titlesCognitive performance: differences between children of preschool and early primary education
Author(s)Alves, Ana Filipa
Martins, Ana A.
Almeida, Leandro S.
KeywordsInteligência
Avaliação da inteligência
Desempenho cognitivo
Transição escolar
Aprendizagem escolar
Intelligence
Intelligence assessment
Cognitive performance
Educational transition
Scholar learning
Issue dateMay-2015
PublisherInstituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento
JournalPsicologia, Educação e Cultura
Abstract(s)Uma das primeiras transições educativas das crianças é a passagem da pré-escola para o primeiro ano de escolaridade. Como nas demais transições de ciclos escolares, espera-se da criança determinadas competências para enfrentar com sucesso a nova fase académica. Importa assim avaliar se o desempenho cognitivo da criança acompanha tais exigências. Neste estudo de carácter exploratório, pretendemos verificar se o desempenho cognitivo se diferencia quando comparamos crianças do pré-escolar e crianças do primeiro ano de escolaridade. Como seria expectável, os resultados apontam para uma diferenciação a favor das crianças que frequentam o primeiro ano de escolaridade, com excepção da prova verbal de pensamento divergente. As discrepâncias obtidas apontam no sentido da validade genética da bateria, apresentando-se algumas implicações destes resultados para a prática e a investigação.
Moving from preschool to the first grade is one of the earliest educational transitions of childhood. As in the other transitions the child is expected to have some skills to face this new academic step demands. lt is therefore important to assess whether the child's cognitive performance accompanies such requirements. ln this exploratory study, we attempt to verify if the cognitive development can be differentiated between kindergartens and f irst graders. Has it would be expected the results point to a positive differentiation favoring first graders, except in divergent verbal thought test. Discrepancies obtained point towards genetic validity of the battery, presenting some implications of these findings for practice and research.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/36487
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

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