Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/36483

TitleEfeitos da avaliação externa das aprendizagens no desenvolvimento profissional de professores de matemática do ensino básico em Portugal
Other titlesEffects of learning external evaluation in the professional development of basic education mathematics teachers in Portugal
Efectos de la evaluación externa de los aprendizajes en el desarrollo profesional de profesores de matemáticas de la enseñanza básica en Portugal
Author(s)Marques, Micaela
Joana Raquel Faria de
Costa, Natália Maria Barbosa de Sousa
Pacheco, José Augusto
KeywordsAvaliação externa
Aprendizagens
Provas nacionais
Desenvolvimento profissional
External evaluation
Learning
National tests
Professional development
Evaluación externa
Aprendizajes
Exámenes nacionales
Desarrollo profesional
Issue date2015
PublisherFundação CESGRANRIO
JournalRevista Meta: Avaliação
CitationMARQUES, Maria Micaela, SOUSA, Joana, COSTA, Natália & PACHECO, José Augusto (2015). Efeitos da Avaliação Externa das Aprendizagens no Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática do Ensino Básico em Portugal, Revista Meta:Avaliação [1], 7 (19), 58-84
Abstract(s)Neste artigo são apresentados resultados de um estudo empírico sobre os efeitos da realização de provas externas nacionais de matemática do 2º e 3º ciclos do ensino básico, no desenvolvimento profissional docente. Estas provas são um fator de legitimação de práticas ancoradas na abordagem do currículo centrada em testes e standards. Através duma metodologia quantitativa, verifica-se pelos dados dos respondentes (n=179) que professores de matemática revelam a tendência de apropriação específica da linguagem de valorização da avaliação externa de aprendizagens ao nível das suas práticas curriculares e pedagógicas, bem como a sua adesão à avaliação externa das aprendizagens, concretizada através da realização das provas finais de ciclo na disciplina de matemática, cujos efeitos mais evidentes são a valorização dos resultados académicos e a seriação das escolas.
This article presents the results of an empirical study on the impact and effects of the implementation of national external Math tests, on the 2nd and 3rd cycles of basic education, in teacher professional development. The national tests are a factor of legitimization of practices anchored in the curriculum approach focused on tests and standards. Through a quantitative methodology, the respondents’ data verifies (n = 179) that Math teachers reveal a specific language appropriation trend of valuing the external evaluation of learning in terms of their curricular and pedagogical practices, as well as their adherence to the external assessment of learning, achieved through the realization of a Mathematics cycle’s final tests, whose clearest effects are the enhancement of academic results and school ranking.
En este artículo se presentan los resultados de un estudio empírico sobre el impacto de la realización de los exámenes nacionales finales de matemáticas, en el segundo y tercer ciclos de la enseñanza básica, en el desarrollo profesional docente. Así, estos exámenes son un factor de legitimidad de prácticas basadas en el abordaje del currículo centrado en pruebas y en estándares. A través de una metodología cuantitativa, se verifica que los profesores de matemáticas (n=179) tienden, por una parte, a apropiarse del lenguaje de valoración de la evaluación externa de los aprendizajes al nivel de sus prácticas curriculares y pedagógicas y, por otra parte, apoyan la evaluación externa de los aprendizajes, alcanzada a través de la realización de los exámenes finales de ciclo en la asignatura de matemáticas, cuyos efectos más evidentes son la valoración de los resultados académicos y la clasificación de los colegios.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/36483
ISSN2175-2753
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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