Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/36482

TitleVariáveis pessoais e socioculturais de diferenciação das expectativas académicas: estudo com alunos do Ensino Superior do Norte de Portugal e Galiza
Other titlesPersonal and sociocultural variables and the differentiation of academic expectations: a study with Higher Education students from north Portugal and Galicia
Variables personales y socioculturales de diferenciación de las expectativas académicas: estudio con alumnos de Enseñanza Superior del norte de Portugal y Galicia
Author(s)Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro
Almeida, Leandro S.
Costa, Alexandra R.
Alfonso, Sonia
Conde, Ángeles
Deaño, Manuel
KeywordsEnsino Superior
Expectativas académicas
Estudantes do primeiro ano
Variáveis socioculturais
Higher Education
Academic expectations
First-year students
Sociocultural variables
Enseñanza Superior
Estudiantes de primer año
Variables socioculturales
Issue date2015
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
JournalRevista Portuguesa de Educação
Abstract(s)Com a expansão do acesso ao Ensino Superior, nas últimas décadas assistimos a uma maior heterogeneidade de estudantes neste nível de ensino. Uma das variáveis que importa considerar na análise dos perfis de estudantes universitários são as suas expectativas académicas, uma vez que as mesmas estão associadas a níveis diferentes de envolvimento, permanência e sucesso escolar. Foi administrado um questionário de expectativas a uma amostra de 717 estudantes do 1º ano, portugueses e espanhóis, avaliando sete dimensões: i) Formação para o emprego e carreira; ii) Desenvolvimento pessoal e social; iii) Mobilidade internacional; iv) Envolvimento político e cidadania; v) Pressão social; vi) Qualidade da formação; e vii) Interação social. Os resultados foram analisados em função do país, do sexo e de os estudantes serem ou não de primeira geração (se nenhum dos pais possui frequência do ES). As análises mostram que, de um modo geral, os estudantes espanhóis apresentam expectativas académicas mais baixas do que os estudantes portugueses. Por outro lado, observa-se um efeito de sentido inverso entre ser ou não estudante de primeira geração, sendo que estudantes cujos pais possuem formação superior apresentam expectativas mais elevadas em Portugal, ocorrendo uma situação inversa com os estudantes de Espanha. Algumas explicações são avançadas na interpretação destes dados.
Massification of Higher Education in the past decades has resulted in a greater heterogeneity of students. Expectations are a central variable when analysing students’ profiles, as they are related to engagement, persistence and academic success. In this study, a questionnaire assessing students’ expectations was administered to a sample of 717 first year Portuguese and Spanish students, measuring seven dimensions: i) Training for employment and career development; ii) Personal and social development; iii) Student international mobility; iv) Political engagement and citizenship; v) Social pressure; vi) Quality of education; and vii) Social interaction. Analysis considered the impact of students’ country, sex, and parents’ education (if parents had a college degree or not). Results evidence that, in general, Spanish students present lower levels of academic expectations compared to Portuguese students. There is also an inverse impact of parents’ education on expectations, as Portuguese students whose parents have a college degree present higher expectations, but Spanish students present an inverse pattern of association. Some explanations are presented in the interpretation of these results.
Con la expansión del acceso a la Enseñanza Superior (ES), en las últimas décadas asistimos a una mayor heterogeneidad de estudiantes en este nivel de enseñanza. Una de las variables importantes a considerar en el análisis de los perfiles de los estudiantes universitarios son sus expectativas académicas, ya que están asociadas a diferentes niveles de implicación, permanencia y éxito académico. Tomando una muestra de 717 estudiantes de 1º año, portugueses y españoles, se aplicó un cuestionario de expectativas que contempla siete dimensiones: i) Formación empleo/carrera; ii) Desarrollo personal y social; iii) Movilidad internacional; iv) Implicación política y ciudadanía; v) Presión social; vi) Calidad de formación; e vii) Interacción social. Los resultados fueron analizados en función del país, sexo y de ser o no estudiante de 1º generación (si ninguno de los padres tiene estudios de ES). Los análisis muestran que, de forma general, los estudiantes españoles presentan expectativas más bajas que los estudiantes portugueses. Por otro lado, se observa un efecto en sentido inverso entre ser o no estudiante de primera generación, de modo que los estudiantes portugueses cuyos padres tienen estudios de Enseñanza Superior presentan expectativas más elevadas, produciéndose una situación inversa en los estudiantes españoles. Se avanzan algunas explicaciones en la interpretación de estos datos.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/36482
ISSN0871-9187
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

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