Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/36458
Título: | Literacia económica, perceções do desempenho económico e do papel do governo e frequência de cursos de economia |
Outro(s) título(s): | Economic literacy, perceptions of economic performance, the role of government and the enrolment on economic courses |
Autor(es): | Martins, João Luís Oliveira |
Orientador(es): | Veiga, Linda Gonçalves |
Palavras-chave: | Literacia económica Desempenho económico Política económica Opinião Inquérito Formação em economia Economic literacy Economic performance Economic policy Opinion Survey Economy classes |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | Este trabalho utiliza inquéritos implementados aos alunos da Universidade do
Minho para estudar a literacia económica a opinião sobre o papel das instituições e
decisões de política económica e o conhecimento da realidade económica do país,
dando especial atenção ao impacto que a frequência de cursos de Economia tem nos
três aspetos referidos.
A formação em Economia parece ter um impacto positivo na literacia
económica. Outros aspetos que estão associados de forma significativa e positiva à
mesma são o ano do curso, ser do sexo masculino, o rendimento do agregado familiar,
o facto de o indivíduo se conseguir posicionar politicamente e de revelar esse mesmo
posicionamento e o conhecimento da realidade económica do país.
A opinião sobre o papel das instituições de política económica é afetada pela
idade, pela literacia económica, pela nota de acesso ao ensino superior e pelo sexo de
um indivíduo. Indivíduos que conhecem o valor das despesas com juros da dívida
pública têm uma maior probabilidade de serem favoráveis à renegociação da mesma e
indivíduos que conhecem o valor da despesa pública têm maior probabilidade de
serem adeptos da diminuição das despesas sociais do Estado.
Para valores da literacia económica superiores aos que são apresentados pelo
percentil 25 da amostra, esta está associada a um maior conhecimento da realidade
económica do país. A idade é também uma variável que está positiva e
significativamente associada ao conhecimento da realidade económica do país. This work is based on data collected through surveys that were implemented to students of University of Minho. It is focused on economic literacy, on the opinion about the role of political economic institutions and decisions of economic policy and on the knowledge of the economic performance of the country. It is given special attention to the impact that the enrolment in Economy courses has on the three aspects above. Individuals that study economics have a higher economic literacy. Other aspects that are significantly associated to economic literacy in a positive way are the year of study in which a given student is, being male, income of the family, whether the student is capable of self-report his political position and the fact of reporting it and the knowledge of the economic performance of the country. The opinion about the role of political economic institutions appears to be affected by age, economic literacy, grade of access to college and gender. Individuals that know the value of public debt interest expenses are more likely to support public debt renegotiation and individuals that know the value of public expenditure are more likely to support the diminishing of the social expenditures of the state. For values of economic literacy that are bigger than the percentile 25 of this sample, economic literacy is associated with a better knowledge of the economic performance of the country. Age is also a variable that is positively and significantly associated to the knowledge of the economic performance of the country. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Economia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/36458 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
João Luís Oliveira Martins.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |