Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/36368
Título: | O retorno do trágico em «Assim falava Zaratustra» |
Autor(es): | Castro, Paulo Alexandre e |
Palavras-chave: | Afirmação Arte Deleuze, G. Educação Eterno retorno Nietzsche, Fr. Tragédia Trágico Ubermensch Vida Vontade de poder Vontade Zaratrusta Affirmation Art Education Eternal return Life Tragedy Tragic Will to power Will |
Data: | Mar-2004 |
Editora: | Aletheia - Associação Científica e Cultural |
Revista: | Revista Portuguesa de Filosofia |
Resumo(s): | O presente artigo pretende abordar o conceito de trágico, entendido como elemento
principal ou elemento orquestrador do projecto nietzschiano em busca de uma
determinação para uma nova forma de existência estética. Objectivo do autor é, pois,
em primeiro lugar; explicitar o sentido da nova existência estética tal como Nietzsche,
pela mão de Zaratustra, imputa à figura do Übermensch, o qual estabelece um projecto
de justificação estética; em segundo lugar; trata-se de mostrar que o conceito de 'trágico'
está estreitamente relacionado com o conceito metafísico de 'eterno retomo' de tal
modo que isso pretende, por um lado, ultrapassar a dimensão determinada da vida
humana em algo maior ou melhor; e, por outro, visa a completa realização da vida
humana que pode ser repetida, salientando que este movimento de repetição afirma o
retorno dionisíaco do trágico. Objectivo do autor do artigo é, assim, provar que o projecto
nie/Zschiano anuncia o Übermensch como uma nova forma de existência estética,
ao mesmo tempo que recupera os conceitos de 'trágico' e 'dionisíaco', conceitos estes
que animam a obra Di e Geburt der Tragodie. Consequentememe, trata-se de ver até que
ponto o Übermensch está afirmado como objectivo necessário e primário neste proj
ecto, o qual permanece, contudo, uma herança enigmática em que nos deixa a filosofia
de Nietzsche. The present article presents a brief approach to the concept of the 'tragic' understood as a main elemelll ora conducting element in the Nietzschean project that searches for a determination of a new form of aesthetic existence. The author aims, thus, at two things: first, to explicit the meaning of this new aesthelic existence that Nietzsche, by the hand of Zarathustra, imputes to the figure of the Übermensch, which establishes a project of aesthetic justification; secondly, to show that the concept of the 'tragic' is closely related to the metaphysical concept ofthe 'eternal retum' in such a way that it purposes, on the one hand, to surpass a determined dimension of human life into something bigger or better; and, on the othe1; to bring about a complete realisation of human life that can be repeated, so that the movement of repetition affirms the dionysiac retum of the tragic. The goal of the article is, moreover; to prove that lhe Nietzschean project announces the Übermensch as a new form of aesthetic existence while recovering the main concepts of 'tragic' and 'dionysiac', concepts that animare the book Die Geburt der Tragõdie. Therefore, we sha/l see how the Übermensch is placed as a necessary and prime objective in this project, which remains pari of the enigmatic legacy with which Nietzsche 's philosophy leaves us. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/36368 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CEHUM - Artigos publicados em revistas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Retorno_Trágico_Nietzsche.pdf Acesso restrito! | Documento principal | 5,3 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |