Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/36368

TítuloO retorno do trágico em «Assim falava Zaratustra»
Autor(es)Castro, Paulo Alexandre e
Palavras-chaveAfirmação
Arte
Deleuze, G.
Educação
Eterno retorno
Nietzsche, Fr.
Tragédia
Trágico
Ubermensch
Vida
Vontade de poder
Vontade
Zaratrusta
Affirmation
Art
Education
Eternal return
Life
Tragedy
Tragic
Will to power
Will
DataMar-2004
EditoraAletheia - Associação Científica e Cultural
RevistaRevista Portuguesa de Filosofia
Resumo(s)O presente artigo pretende abordar o conceito de trágico, entendido como elemento principal ou elemento orquestrador do projecto nietzschiano em busca de uma determinação para uma nova forma de existência estética. Objectivo do autor é, pois, em primeiro lugar; explicitar o sentido da nova existência estética tal como Nietzsche, pela mão de Zaratustra, imputa à figura do Übermensch, o qual estabelece um projecto de justificação estética; em segundo lugar; trata-se de mostrar que o conceito de 'trágico' está estreitamente relacionado com o conceito metafísico de 'eterno retomo' de tal modo que isso pretende, por um lado, ultrapassar a dimensão determinada da vida humana em algo maior ou melhor; e, por outro, visa a completa realização da vida humana que pode ser repetida, salientando que este movimento de repetição afirma o retorno dionisíaco do trágico. Objectivo do autor do artigo é, assim, provar que o projecto nie/Zschiano anuncia o Übermensch como uma nova forma de existência estética, ao mesmo tempo que recupera os conceitos de 'trágico' e 'dionisíaco', conceitos estes que animam a obra Di e Geburt der Tragodie. Consequentememe, trata-se de ver até que ponto o Übermensch está afirmado como objectivo necessário e primário neste proj ecto, o qual permanece, contudo, uma herança enigmática em que nos deixa a filosofia de Nietzsche.
The present article presents a brief approach to the concept of the 'tragic' understood as a main elemelll ora conducting element in the Nietzschean project that searches for a determination of a new form of aesthetic existence. The author aims, thus, at two things: first, to explicit the meaning of this new aesthelic existence that Nietzsche, by the hand of Zarathustra, imputes to the figure of the Übermensch, which establishes a project of aesthetic justification; secondly, to show that the concept of the 'tragic' is closely related to the metaphysical concept ofthe 'eternal retum' in such a way that it purposes, on the one hand, to surpass a determined dimension of human life into something bigger or better; and, on the othe1; to bring about a complete realisation of human life that can be repeated, so that the movement of repetition affirms the dionysiac retum of the tragic. The goal of the article is, moreover; to prove that lhe Nietzschean project announces the Übermensch as a new form of aesthetic existence while recovering the main concepts of 'tragic' and 'dionysiac', concepts that animare the book Die Geburt der Tragõdie. Therefore, we sha/l see how the Übermensch is placed as a necessary and prime objective in this project, which remains pari of the enigmatic legacy with which Nietzsche 's philosophy leaves us.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/36368
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Retorno_Trágico_Nietzsche.pdf
Acesso restrito!
Documento principal5,3 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID