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TitleEntrevista de crianças e adolescentes em contexto policial e forense: uma perspectiva do desenvolvimento
Author(s)Paulo, Rui M.
Albuquerque, Pedro Barbas
Bull, Ray
KeywordsEntrevista cognitiva
Entrevista investigativa
Desenvolvimento humano
Crianças
Adolescentes
Cognitive interview
Investigative interview
Human development
Children
Adolescent
Issue date2015
PublisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
JournalPsicologia: Reflexão e Crítica
CitationPaulo, Rui M.; Pedro B. Albuquerque; Bull, Ray. Entrevista de crianças e adolescentes em contexto e forense, Psicologia: Reflexão e Crítica, 28, 3, 623-631, 2015.
Abstract(s)Conhecer as diferentes etapas do desenvolvimento humano é uma competência essencial para o entrevistador em contexto policial e forense. É imprescindível adaptar a entrevista em função da avaliação das competências da testemunha. Este artigo caracteriza as etapas do desenvolvimento humano ao longo da infância e adolescência, destacando o desenvolvimento da memória e outras competências relevantes para a entrevista de testemunhas. Analisou-se ainda a adequabilidade de várias metodologias utilizadas para este fi m, salientando algumas diretrizes fundamentais para a condução de uma boa entrevista. Por fim, focou-se na Entrevista Cognitiva Melhorada enquanto técnica promissora para entrevistar crianças e adolescentes. Pretende-se não apenas rever de forma crítica a literatura existente, mas também construir um guia para os profi ssionais desta área.
Knowing the different developmental stages is an essential skill for the forensic or police interviewer. It is crucial to adapt the interview according to the witness developmental assessment. This article describes the stages of human development throughout childhood and adolescence, with particular emphasis on the development of memory and other skills involved in the interview process. The appropriateness of several methodologies used for interviewing child witnesses is discussed, as well as some fundamental guidelines for conducting a good interview. Lastly, the article focuses on the Enhanced Cognitive Interview as a promising technique for interviewing children and adolescents. The aim of this study is not only to critically review the existing studies, but also to write a guide for professionals in this area
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/36349
DOI10.1590/1678-7153.201528321
ISSN1678-7153
Other identifiers0102-7972
Publisher versionhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000300623&lng=pt&nrm=iso&tlng=en
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIPsi - Artigos (Papers)

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