Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/36335

TitleAvaliação da capacidade de adesão de células de biofilmes de Candida após tratamento com nanopartículas de prata
Author(s)Costa, F. B.
Monteiro, D. R.
Takamiya, A. S.
Camargo, E. R.
Henriques, Mariana
Barbosa, D. B.
Issue date2012
CitationCosta, F. B.; Monteiro, D. R.; Takamiya, A. S.; Camargo, E. R.; Henriques, Mariana; Barbosa, D. B., Avaliação da capacidade de adesão de células de biofilmes de Candida após tratamento com nanopartículas de prata. 2º Congresso da Faculdade de Odontologia de Araçatuba', 32ª Jornada Acadêmica “José Américo de Oliveira” e 8º Simpósio de Pós-Graduação “João César Bedran de Castro”. Vol. Revista de Odontologia da UNESP 41(especial), Araçatuba SP, Brazil, May 22-26, 241-2412012.
Abstract(s)O objetivo deste estudo foi investigar a capacidade de adesão a células epiteliais humanas e a superfície de poliestireno de leveduras viáveis recuperadas de biofilmes de Candida albicans e Candida glabrata tratados com nanopartículas de prata (NP). Métodos: Biofilmes de Candida (48 hrs) foram formados em placas de microtitulação de 6 poços e tratados por 24 horas com NP (5 nm) nas concentrações de 13,5 e 54 mg/L. Suspensões de células de Candida (107 células viáveis/mL em RPMI 1640) provenientes dos biofilmes tratados com NP foram adicionadas a monocamadas de células HeLa e a poços vazios de placas de microtitulação de 24 poços (para estudar adesão a poliestireno). Após 2 horas de contato, a adesão das leveduras foi determinada usando a coloração com violeta cristal. Resultados: A capacidade de adesão de leveduras viáveis a células HeLa e a superfícies de poliestireno foi significativamente reduzida, e esta redução foi maior quando os biofilmes foram pré-tratados com NP na concentração de 54 mg/L. Ainda, a quantidade de leveduras aderidas das duas cepas diferiu de acordo com o substrato (células epiteliais e superfície de poliestireno). Conclusão: NP podem induzir modificações em leveduras viáveis, as quais podem diminuir a disseminação de infecções por Candida, principalmente em pacientes imunocomprometidos.
TypeAbstract
URIhttp://hdl.handle.net/1822/36335
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEB - Resumos em Livros de Atas / Abstracts in Proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
document_18244_1.pdf463,16 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID