Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/36333

TitleEdição criativa de vídeos e sua partilha em ecrãs públicos na escola: um estudo exploratório
Author(s)Cruz, Sara
Lencastre, José Alberto
Coutinho, Clara Pereira
KeywordsEdição criativa de vídeo
Threshold concepts
Tecnologias
Educação formal
Creative video editing
Technologies
Formal education
Issue date2015
PublisherUniversidade Nova de Lisboa. Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas (CITI)
CitationCruz, S., Lencastre, J. A., & Coutinho, C. (2015). Edição criativa de vídeos e sua partilha em ecrãs públicos na escola: um estudo exploratório. In Tomé, Irene (coord.), Proceedings of the X International Symposium EUTIC 2014 The Role of ICT in the Design of Informational and Cognitive Processes (pp. 279-288). Lisbon: CITI – Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas / FCSH / Universidade Nova de Lisboa.
Abstract(s)O artigo apresenta um estudo exploratório que teve por objetivo perceber se através da edição criativa de vídeos explicativos pelos próprios alunos, estes desenvolvem competências sobre os conceitos trabalhados, para assim identificar as mais-valias do vídeo no processo de ensino-aprendizagem. No processo investigativo optámos por uma metodologia mista, envolvendo a recolha de dados quantitativos e qualitativos. O estudo iniciou-se com a recolha de threshold concepts junto dos professores. Prosseguiu com a edição criativa de vídeos pelos alunos e partilha num ecrã público. A análise dos dados permitiu perceber que foi uma experiência enriquedora para os alunos, que alguns professores já recorrem ao vídeo na sua prática letiva, que a construção colaborativa de vídeo favorece a motivação dos alunos e que a tecnologia com que lidam diariamente pode aliar-se à pedagogia sob orientação especializada.
The paper presents an exploratory study that aimed to comprehend if with creative video editing students develop competences about the threshold concepts studied, so as to identify the gain of using video in the teaching and learning practice. In the research process we adopted a mixed methodology involving quantitative and qualitative data collection. The study began with gathering the threshold concepts among teachers. Continued with creative video editing by students and sharing it in a public display. Data analysis allowed us to realize that some teachers already use video in their teaching practice, that the collaborative dimension in video making promotes students’ motivation, and that the technology that young people deal daily could be associated with pedagogy under expert guidance.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/36333
ISBN978-989-95846-2-4
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
54_2015_EUTIC2014_Cruz_Lencastre_Coutinho.pdf9,92 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID