Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/36067

TitleQuem são eles?: análise da construção da identidade, formas de interação e laços sociais dos portugueses e brasileiros no facebook
Author(s)Moraes, Naiara Back de
Advisor(s)Ribeiro, Silvana Mota
KeywordsCiberespaço
Redes sociais
Facebook
Identidades
Cyberspace
Social network
Identity
Issue date2015
Abstract(s)Esta investigação busca descobrir de que modo é construído a identidade e de que forma ocorre a interação e a criação de laços sociais no Facebook dos sujeitos portugueses e dos sujeitos brasileiros. Partimos de um enquadramento teórico que cruza os conceitos de Cibercultura, Redes Sociais, Facebook, Identidade, Interação e Laços Sociais. O trabalho empírico consiste na análise de conteúdo do perfil dos usuários, assim como a aplicação e interpretação de um inquérito relativo às percepções dos usuários acerca de seus comportamentos e atitudes naquela rede social. Esta pesquisa tem o objetivo de compreender as atitudes e a atuação dos usuários, a partir de 34 sujeitos portugueses e 34 sujeitos brasileiros no Facebook, com o intuito de encontrar respostas ou explorar pistas para desenvolver estratégias de comunicação. Em última instância, os resultados desta investigação podem ser úteis na prática da atividade publicitária. As conclusões permitirão refletir sobre a importância e a contribuição das questões levantadas para a comunicação estratégica nas redes sociais, com ênfase no Facebook, identificando o que os sujeitos almejam para construírem suas identidades, como interagem e criam laços com os demais.
This research paper seeks to discover how identity is constructed and how the interaction and the creation of social ties on Facebook happen for and between Portuguese and Brazilians subjects. We start with a theoretical framing that covers Cyberculture, Social Networks, Facebook, Identity, Interaction and Social Ties concepts. The empirical work consists of a content analysis of the users‟ profiles and the application and interpretation of a questionnaire concerning the users‟ perceptions about their behaviors and attitudes on Facebook. This study aims to understand the attitudes and actions of 34 Portuguese subjects and 34 Brazilian subjects on Facebook, in order to find answers or explore leads in the development of communication strategies. Ultimately, the results of this research paper may be useful in the advertising sector. The conclusions will allow a reflection on the importance and the contribution of the discussed issues for strategic communication in social networks, with emphasis on Facebook, identifying what the subjects aim when building their identities, how they interact and create bonds with others.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/36067
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Naiara Back de Moraes.pdf3,42 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID