Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/36067
Title: | Quem são eles?: análise da construção da identidade, formas de interação e laços sociais dos portugueses e brasileiros no facebook |
Author(s): | Moraes, Naiara Back de |
Advisor(s): | Ribeiro, Silvana Mota |
Keywords: | Ciberespaço Redes sociais Identidades Cyberspace Social network Identity |
Issue date: | 2015 |
Abstract(s): | Esta investigação busca descobrir de que modo é construído a identidade e de que forma ocorre
a interação e a criação de laços sociais no Facebook dos sujeitos portugueses e dos sujeitos
brasileiros. Partimos de um enquadramento teórico que cruza os conceitos de Cibercultura,
Redes Sociais, Facebook, Identidade, Interação e Laços Sociais. O trabalho empírico consiste na
análise de conteúdo do perfil dos usuários, assim como a aplicação e interpretação de um
inquérito relativo às percepções dos usuários acerca de seus comportamentos e atitudes
naquela rede social. Esta pesquisa tem o objetivo de compreender as atitudes e a atuação dos
usuários, a partir de 34 sujeitos portugueses e 34 sujeitos brasileiros no Facebook, com o intuito
de encontrar respostas ou explorar pistas para desenvolver estratégias de comunicação. Em
última instância, os resultados desta investigação podem ser úteis na prática da atividade
publicitária. As conclusões permitirão refletir sobre a importância e a contribuição das questões
levantadas para a comunicação estratégica nas redes sociais, com ênfase no Facebook,
identificando o que os sujeitos almejam para construírem suas identidades, como interagem e
criam laços com os demais. This research paper seeks to discover how identity is constructed and how the interaction and the creation of social ties on Facebook happen for and between Portuguese and Brazilians subjects. We start with a theoretical framing that covers Cyberculture, Social Networks, Facebook, Identity, Interaction and Social Ties concepts. The empirical work consists of a content analysis of the users‟ profiles and the application and interpretation of a questionnaire concerning the users‟ perceptions about their behaviors and attitudes on Facebook. This study aims to understand the attitudes and actions of 34 Portuguese subjects and 34 Brazilian subjects on Facebook, in order to find answers or explore leads in the development of communication strategies. Ultimately, the results of this research paper may be useful in the advertising sector. The conclusions will allow a reflection on the importance and the contribution of the discussed issues for strategic communication in social networks, with emphasis on Facebook, identifying what the subjects aim when building their identities, how they interact and create bonds with others. |
Type: | Master thesis |
Description: | Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/36067 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Naiara Back de Moraes.pdf | 3,42 MB | Adobe PDF | View/Open |