Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/36014

TitleO contributo do Noteflight no ensino da educação musical, no 2º ciclo: um estudo caso
Author(s)Fernandes, Sandra Maria Barros Rocha Gomes
Advisor(s)Coutinho, Clara Pereira
KeywordsSoftware musical
Noteflight
Educação musical
Processo ensino-aprendizagem
Aprendizagem colaborativa
Criatividades
Construção de conhecimento
Musical software
Musical education
Teaching- learning
Collaborative learning
Creativity
Knowledge construction
Issue date2014
Abstract(s)Os últimos tempos têm sido marcados por uma rápida evolução tecnológica que atingiu diversos setores da sociedade e a que a escola e os professores não podem ficar indiferentes. Assistimos assim ao proliferar de uma nova geração de software gratuitos e ao desenvolvimento de um corpo de investigação, que mostra que a utilização destes aplicativos da denominada geração Web 2.0 podem potenciar a criação de ambientes de aprendizagem mais interativos e criativos, promovendo o desenvolvimento de uma diversidade de competências curriculares em diferentes disciplinas e níveis de ensino. É neste contexto que surge o software Noteflight, desenvolvido em Boston, no âmbito da música, com o objetivo primordial de criar e partilhar composições musicais. Este editor de partituras inovador está disponível online e permite criar um ambiente virtual muito versátil, possibilitando a realização em tempo real de composições, com ferramentas adequadas às várias exigências de edição sem ser necessário a inclusão de sintetizadores ou de qualquer outro programa. A investigação reportada no presente trabalho, teve como objetivo verificar se, e de que forma, a utilização do software Noteflight na aula de Educação Musical em atividades de transcrição, de composição e improvisação, contribui para o desenvolvimento de competências essenciais da disciplina em alunos do 2º ciclo do ensino básico. Em termos metodológicos o estudo empírico tomou o formato de um estudo de caso misto em que, para a recolha e triangulação de dados, foram usadas técnicas de observação (diário de bordo e grelhas de observação estruturada), o inquérito por questionário, a entrevista de grupo (focus group) bem como a avaliação dos artefactos criados pelos alunos. Os resultados mostram que o trabalho desenvolvido com o software Noteflight constituiu um momento de aprendizagem distinto do habitual, mais motivador, que potencializou o interesse e o empenho dos alunos, facilitando a aquisição e compreensão de diferentes conceitos do programa da disciplina. Foi ainda possível constatar que, a realização do trabalho em grupo, tanto na sala de aula como online, facilitou a troca de saberes, a partilha de ideias, o aumento da interação entre os alunos, da confiança e da capacidade de gerir conflitos favorecendo o desenvolvimento de competências sociais e tecnológicas essenciais no mundo globalizado em que vivemos, bem como a criatividade musical.
Recent times have been marked by fast technological changes that struck different sectors of society and to which schools and teachers cannot be indifferent to. Consequently, we witnessed the proliferation of a new generation of free software and the development of research teams that shows us that the use of these applications, called Web 2.0 generation, can help creating learning environments that are far more interactive and creative, thus promoting the development of a diversity of different curricular skills in different subjects and levels of education. It is within this context that the Noteflight software, developed in Boston, appears to music, being its main purpose that of creating and sharing musical compositions. This innovative publisher of musical papers is available online and lets you create a very versatile virtual environment, allowing real-time compositions with the appropriate tools for the different demands of editing, this happening without the need for synthesizers or any other programs. The research reported in this essay intended to verify if and how to use the software Noteflight within Music classes, in transcription, composition and improvisation activities and contributed to the development of essential skills of students of the 5th and 6th grade in Music classes. In methodological terms this empirical study took the form of a combined study case in which were used, for the gathering and triangulation of data, observation techniques (diaries and structured observation grids), questionnaire surveys and group interviews (focus group) as well as the evaluation of the artifacts created by the students. The results show that the work developed with the software Noteflight was an unusual, unique and more motivating moment of learning, which potentiated the awareness and commitment of the students, thus enabling the acquisition and understanding of different concepts of the syllabus. It was also possible to perceive that the realization of group work, both in the classroom and online, enabled the knowledge exchange, the sharing of ideas, the increasing of interaction between students, the self-assurance and the ability to manage conflicts, hence favouring the development of social and technological skills, essential for musical creativity and for the globalized world in which we live in.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/36014
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sandra Maria Barros Rocha Gomes Fernandes.pdf5,01 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID