Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/3599

TítuloOptimização e controlo da poluição atmosférica
Autor(es)Vaz, A. Ismael F.
Ferreira, Eugénio C.
Data27-Out-2004
CitaçãoCONFERÊNCIA NACIONAL DE AMBIENTE, 8, Lisboa, 2004 – “Actas da 8.ª Conferência Nacional de Ambiente”. Lisboa : Universidade Nova, 2004.
Resumo(s)Alguns problemas de controlo da poluição atmosférica podem ser formulados como problemas de programação semi-infinita (PSI). Estas formulações, das quais descrevemos três abordagens, permitem que as instalações fabris cumpram a legislação da poluição atmosférica enquanto que o impacto económico é minimizado. As mesmas ferramentas da programação matemática podem também ser usadas pelas autoridades competentes no sentido de verificar que os limites impostos por lei são cumpridos, através do planeamento da localização dos postos de amostragem/controlo. A primeira das formulações consiste em optimizar um determinado objectivo enquanto que o nível de poluição atmosférica é mantido abaixo de um valor de referência. A segunda consiste no cálculo da poluição atmosférica máxima atingida numa determinada região e a terceira considera um problemas de redução da poluição. Estas formulações permitem obter os melhores parâmetros de controlo e as posições onde os valores máximos da poluição são atingidos, posições essas que correspondem ao melhor posicionamento dos postos de amostragem/controlo. As abordagens propostas são ilustradas com quatro problemas académicos. As ferramentas actualmente existentes apoiam a PSI desde a modelação do problema até à sua resolução. A linguagem de modelação (SIP)AMPL foi usada para codificar os problemas propostos e o solver NSIPS foi empregue na resolução dos mesmos.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/3599
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEB - Artigos em Livros de Atas / Papers in Proceedings
LES/ALG - Textos completos em actas de encontros científicos internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PGQA_007[1].pdf599,62 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID