Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/3597
Título: | Sobre o ensino superior da matemática : a geometria e os professores do 1.º ciclo : "novos desafios, velhas deficiências" |
Autor(es): | Gomes, Alexandra Ralha, Elfrida |
Palavras-chave: | Formação de professores Mathematical training Primary school teachers |
Data: | 2005 |
Editora: | Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) |
Revista: | Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemática |
Citação: | "Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemática". ISSN 0872-3672. 52 (2005) 77-100. |
Resumo(s): | Existe, na sociedade actual, um consenso generalizado a respeito
da importância da formação (científica e pedagógica) dos professores de
Matemática. No entanto este sentimento não tem sido, em Portugal, devidamente
monotorizado nem no caso da formação científica nem no caso dos
professores do 1.º ciclo.
Apresentamos, neste artigo, um estudo que i) analisa os desafios que,
na área da Matemática e de acordo com as directivas oficiais, se colocam aos
professores do 1.º ciclo; ii) regista a formação matemática oferecida, em Portugal,
a estes profissionais e iii) avalia as competências matemáticas de um grupo de
professores e futuros professores quando nos centramos no caso dos conceitos
geométricos elementares.
Defendemos, como resultado da investigação, a necessidade urgente de se
olhar para o conteúdo matemático como verdadeiro núcleo fundamental de qualquer
programa de formação de professores do 1.º ciclo. Different vectors of the society worldwide agree on the importance of the training (both scientifically and pedagogically) given to Mathematics teachers. However this belief has not been, in Portugal, followed by research on the implementation of correspondent means neither in the case of the scientific training of the teachers nor in the case of primary school teachers. In this article we are presenting i) an analysis of the actual official directives posed to these professionals; ii) some facts about the actual mathematical training offered by the national Institutions (both Universities and Polytechnics) and finally iii) the evaluation of mathematical competencies of a group formed by teachers and future teachers, in the case of elementary geometrical concepts. As a result we defend that the scientific training offered actually to these professionals must be urgently reviewed in order to become the nucleus of any training program to primary school teachers. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/3597 |
ISSN: | 0872-3672 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CMAT - Artigos em revistas com arbitragem / Papers in peer review journals DCILM - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gomes_Ralha(SPM final).pdf | 227,4 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |