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TítuloSobre o ensino superior da matemática : a geometria e os professores do 1.º ciclo : "novos desafios, velhas deficiências"
Autor(es)Gomes, Alexandra
Ralha, Elfrida
Palavras-chaveFormação de professores
Mathematical training
Primary school teachers
Data2005
EditoraSociedade Portuguesa de Matemática (SPM)
RevistaBoletim da Sociedade Portuguesa de Matemática
Citação"Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemática". ISSN 0872-3672. 52 (2005) 77-100.
Resumo(s)Existe, na sociedade actual, um consenso generalizado a respeito da importância da formação (científica e pedagógica) dos professores de Matemática. No entanto este sentimento não tem sido, em Portugal, devidamente monotorizado nem no caso da formação científica nem no caso dos professores do 1.º ciclo. Apresentamos, neste artigo, um estudo que i) analisa os desafios que, na área da Matemática e de acordo com as directivas oficiais, se colocam aos professores do 1.º ciclo; ii) regista a formação matemática oferecida, em Portugal, a estes profissionais e iii) avalia as competências matemáticas de um grupo de professores e futuros professores quando nos centramos no caso dos conceitos geométricos elementares. Defendemos, como resultado da investigação, a necessidade urgente de se olhar para o conteúdo matemático como verdadeiro núcleo fundamental de qualquer programa de formação de professores do 1.º ciclo.
Different vectors of the society worldwide agree on the importance of the training (both scientifically and pedagogically) given to Mathematics teachers. However this belief has not been, in Portugal, followed by research on the implementation of correspondent means neither in the case of the scientific training of the teachers nor in the case of primary school teachers. In this article we are presenting i) an analysis of the actual official directives posed to these professionals; ii) some facts about the actual mathematical training offered by the national Institutions (both Universities and Polytechnics) and finally iii) the evaluation of mathematical competencies of a group formed by teachers and future teachers, in the case of elementary geometrical concepts. As a result we defend that the scientific training offered actually to these professionals must be urgently reviewed in order to become the nucleus of any training program to primary school teachers.
Tipoarticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/3597
ISSN0872-3672
Arbitragem científicayes
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:DCILM - Artigos (Papers)
CMAT - Artigos com arbitragem/Papers with refereeing

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