Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/35954

TitleTextos históricos na aula de português do 2º ciclo: transversalidades e especificidades
Author(s)Silva, Maria do Céu Maia da
Advisor(s)Azevedo, Fernando José Fraga de
KeywordsTransversalidade
Especificidade
Língua portuguesa
História
Ensino aprendizagem
Representações dos alunos
Transversality
Specificity
Portuguese
History
Teaching and learning
Students’ representations
Issue date2014
Abstract(s)Na atualidade, desenvolver competências no domínio da oralidade, da leitura e compreensão, da escrita e das suas técnicas, é fundamental para o exercício efetivo da cidadania dos nossos jovens, bem como a sua formação curricular. As práticas letivas legisladas têm sido alvo de uma durabilidade reduzida e, por conseguinte, não tem sido possível constatar o seu efetivo resultado prático. Fugindo a atividades rotineiras, foi desenvolvido este estudo com o objetivo de testar até que ponto a transversalidade dos saberes no Ensino Básico é favorável, relativamente à eficácia da aquisição de conhecimentos pelos alunos e à sua própria motivação. No sistema de ensino atual, centrado no desenvolvimento de competências e na gestão flexível do currículo, referir a transversalidade do Português associado ao incremento dos vários domínios em interação com as restantes disciplinas do currículo, é condição essencial para associar-se ao sucesso das aprendizagens. Neste sentido, este trabalho apresenta uma análise das características da sociedade atual e dos desafios que a mesma lança à escola, bem como as linhas orientadoras da atual conceção de Educação. A partir de uma turma do 5º ano do 2º ciclo do Ensino Básico, operacionalizam-se conteúdos da área curricular de História e Português em simultâneo, com o objetivo de desenvolver competências mais especificamente desta última área disciplinar, não menosprezando a outra, bem como as competências gerais de ciclo. Escolheram-se diversos géneros textuais de natureza histórica remontando a diferentes épocas abordadas na disciplina de História, contextualizando-se em paralelo na disciplina de Português. Esta metodologia teve como propósito desenvolver conteúdos de leitura, oralidade, compreensão, escrita e gramática, de modo a que aos alunos fosse facultado a possibilidade de exercitar a língua, e, ao mesmo tempo, levá-los a concluir por eles próprios, que quaisquer que sejam as áreas do saber, estas acabam por proporcionar ao ser humano ferramentas úteis na sua relação consigo próprio e com o meio envolvente.
At present, developing skills in speaking, reading and writing comprehension, and its techniques is essential for the effective exercise of citizenship of our young people, as well as their training curriculum. The legislated practices have a reduced durability so, it is impossible to verify the effectiveness of their practical results. This study was developed with the aim of testing the extent to which crosscutting knowledge in Basic Education is favourable, regarding the effectiveness of the acquisition of knowledge by students and their own motivation during this study, escaping from routine activities. In today's education system focused on developing skills and flexible management of the curriculum, the Portuguese transversality in joint with other subjects of the curriculum is a prerequisite to get a successful learning. This work presents an analysis of the characteristics of the contemporary society and the challenges that it throws at school as well as the guidelines of the current design of Education. With a 5th year class of the 2nd cycle of the basic education, were operationalized contents from the curricular area of History and Portuguese simultaneously, with the goal of developing skills more specifically the latter subject area, not disparaging the other subjects, as well as the general skills of the cycle. There were chosen several textual genres of historical nature reassembling to different eras addressed in the subject of history contextualizing them in parallel with the subject of Portuguese. This methodology aimed to develop the skills of reading, speaking, listening, writing and the use of grammar, to allow the students the opportunity to exercise the tongue and at the same time to conclude by themselves that whatever areas of knowledge they learn, these eventually allow human beings useful tools in their relationship with themselves and with their surroundings.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Línguas)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/35954
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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