Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35918
Título: | Avaliação de desempenho docente: um caminho para a melhoria das práticas na educação de infância |
Outro(s) título(s): | Teacher performance evaluation: a pathway to the improvement of professional practices in childhood education |
Autor(es): | Mota, Sofia Salgado Alves da |
Orientador(es): | Moreira, Maria Alfredo |
Palavras-chave: | Avaliação do desempenho docente Supervisão Educação de infância Teacher performance evaluation Supervision Childhood education |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O presente estudo analisou o impacto da implementação de um dispositivo de Avaliação
de Desempenho Docente com uma dimensão formativa em contexto de educação de infância.
A problemática do estudo assentou na seguinte questão: Poderá um sistema formativo
de Avaliação de Desempenho Docente (ADD) promover a melhoria das práticas pedagógicas
em contexto de educação de infância? O objetivo geral foi: planificar, desenvolver e avaliar um
dispositivo de Avaliação de Desempenho Docente em contexto de educação de infância numa
Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) da zona norte de Portugal.
Os objetivos específicos foram: I. identificar as conceções de supervisão e ADD por parte
da equipa de educadoras; II. caracterizar as perceções da equipa acerca das práticas
pedagógicas de educação de infância; III. desenvolver e avaliar estratégias de avaliação
formativa do desempenho docente; IV. promover, através da reflexão, o desenvolvimento
profissional das participantes e consequente transformação das práticas pedagógicas.
O estudo integrou um grupo de cinco educadoras de infância e teve uma forte
componente de supervisão pedagógica, inscrita no modelo clínico. Partindo de uma análise
empírica assente numa metodologia de investigação de natureza qualitativa, o estudo utilizou
como estratégias na recolha de dados a entrevista de grupo (Focusgroup); o portefólio
profissional das educadoras e os registos provenientes da observação de aulas.
Concluímos que um dispositivo de ADD inscrito num paradigma formativo, com função
reguladora e uma forte componente de supervisão pedagógica é o desejável quando a
intencionalidade principal é a promoção do desenvolvimento profissional dos professores. The present study analyzes the impact of the implementation of a Teacher Performance Evaluation device with a coaching dimension in a childhood education context. The problem studied was based in the following question: Can a performance evaluation coaching system promote the improvement of pedagogical practices in a childhood education context? The general goal was: planning, developing and evaluating a Teacher Performance Evaluation (TPE) device in a childhood education context in a private non-profit institution in northern Portugal. The specific objectives are: I. Identify the supervisory conceptions and Teacher Performance Evaluation by the educator’s group; II. Characterize the perception of the group regarding childhood education’s pedagogical practices; III. Develop and evaluate formative assessment strategies of teacher performance; IV. Promote, through reflection, the professional development of the participants and resulting transformation of teaching practices. The study was composed by a group of five kindergarten teachers and focused on pedagogical supervision, based on a clinic model. Starting from an empirical analysis based on a research methodology of a qualitative nature, the study resorted to group interviews, the professional portfolio of the teachers and the records from classroom observation as strategies for data collection We concluded that a TPE device based on a formative paradigm, with regulatory functions and a strong pedagogical supervision component is what we should aim for when the main goal is to promote the professional development of the teachers. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação de Infância |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35918 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Sofia Salgado Alves da Mota_2015 .pdf | 28,61 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |