Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/35918

TitleAvaliação de desempenho docente: um caminho para a melhoria das práticas na educação de infância
Other titlesTeacher performance evaluation: a pathway to the improvement of professional practices in childhood education
Author(s)Mota, Sofia Salgado Alves da
Advisor(s)Moreira, Maria Alfredo
KeywordsAvaliação do desempenho docente
Supervisão
Educação de infância
Teacher performance evaluation
Supervision
Childhood education
Issue date2015
Abstract(s)O presente estudo analisou o impacto da implementação de um dispositivo de Avaliação de Desempenho Docente com uma dimensão formativa em contexto de educação de infância. A problemática do estudo assentou na seguinte questão: Poderá um sistema formativo de Avaliação de Desempenho Docente (ADD) promover a melhoria das práticas pedagógicas em contexto de educação de infância? O objetivo geral foi: planificar, desenvolver e avaliar um dispositivo de Avaliação de Desempenho Docente em contexto de educação de infância numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) da zona norte de Portugal. Os objetivos específicos foram: I. identificar as conceções de supervisão e ADD por parte da equipa de educadoras; II. caracterizar as perceções da equipa acerca das práticas pedagógicas de educação de infância; III. desenvolver e avaliar estratégias de avaliação formativa do desempenho docente; IV. promover, através da reflexão, o desenvolvimento profissional das participantes e consequente transformação das práticas pedagógicas. O estudo integrou um grupo de cinco educadoras de infância e teve uma forte componente de supervisão pedagógica, inscrita no modelo clínico. Partindo de uma análise empírica assente numa metodologia de investigação de natureza qualitativa, o estudo utilizou como estratégias na recolha de dados a entrevista de grupo (Focusgroup); o portefólio profissional das educadoras e os registos provenientes da observação de aulas. Concluímos que um dispositivo de ADD inscrito num paradigma formativo, com função reguladora e uma forte componente de supervisão pedagógica é o desejável quando a intencionalidade principal é a promoção do desenvolvimento profissional dos professores.
The present study analyzes the impact of the implementation of a Teacher Performance Evaluation device with a coaching dimension in a childhood education context. The problem studied was based in the following question: Can a performance evaluation coaching system promote the improvement of pedagogical practices in a childhood education context? The general goal was: planning, developing and evaluating a Teacher Performance Evaluation (TPE) device in a childhood education context in a private non-profit institution in northern Portugal. The specific objectives are: I. Identify the supervisory conceptions and Teacher Performance Evaluation by the educator’s group; II. Characterize the perception of the group regarding childhood education’s pedagogical practices; III. Develop and evaluate formative assessment strategies of teacher performance; IV. Promote, through reflection, the professional development of the participants and resulting transformation of teaching practices. The study was composed by a group of five kindergarten teachers and focused on pedagogical supervision, based on a clinic model. Starting from an empirical analysis based on a research methodology of a qualitative nature, the study resorted to group interviews, the professional portfolio of the teachers and the records from classroom observation as strategies for data collection We concluded that a TPE device based on a formative paradigm, with regulatory functions and a strong pedagogical supervision component is what we should aim for when the main goal is to promote the professional development of the teachers.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Educação de Infância
URIhttp://hdl.handle.net/1822/35918
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Sofia Salgado Alves da Mota_2015 .pdf28,61 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID