Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35894
Título: | Os seres vivos do ambiente próximo: uma abordagem experimental e interdisciplinar das ciências no 1º CEB |
Autor(es): | Moreira, Ana Isabel Azevedo |
Orientador(es): | Varela, Paulo Idalino Balça |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio resultou de um projeto de intervenção pedagógica
realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do 2º ano do Mestrado em Educação
Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A intervenção pedagógica ocorreu numa
turma de 25 alunos, do 3º ano do 1º ciclo do Ensino Básico e integrou uma prática de ensino
experimental e interdisciplinar das Ciências, na abordagem do tópico “Os seres vivos do
ambiente próximo” da área curricular de Estudo do Meio.
O projeto foi desenvolvido segundo a metodologia de investigação-ação e teve como
principais objetivos gerais: a) promover uma abordagem experimental e interdisciplinar das
ciências, na turma objeto de intervenção; b) promover nos alunos a compreensão conceptual
dos temas abordados na sala de aula. Na abordagem e exploração de cada tópico curricular de
ciências, em cada aula, foram definidos os seguintes objetivos específicos: a) identificar e
caracterizar as ideias iniciais dos alunos; b) descrever e analisar o processo de construção das
aprendizagens promovido em sala de aula; c) promover aprendizagens significativas na
Matemática e na Língua Portuguesa no contexto das atividades de ciências; d) ilustrar, através
de exemplos concretos, o modo como essas aprendizagens foram promovidas na turma; e)
avaliar as aprendizagens realizadas pelos alunos.
A intervenção pedagógica, ocorrida em contexto de sala de aula, teve a duração de dez
horas, distribuídas por quatro aulas. Durante as aulas, procedeu-se à recolha de dados, através
de: registos escritos e gravações áudio, com os quais se elaboraram, posteriormente, os diários
de aula; textos escritos, elaborados individualmente pelos alunos; um teste de avaliação das
aprendizagens; e, por último, um questionário para avaliar o impacto da intervenção de ciências
ao nível das atitudes e sentimentos evidenciados pelos alunos face às aulas. A análise dos
resultados evidencia não só o gosto e o interesse demonstrados pelas atividades desenvolvidas,
mas também que a maioria das crianças desenvolveu boas aprendizagens sobre o tópico
curricular abordado. This internship report is a result of a pedagogical intervention project which is an important part of the Supervised Teaching Practice that occurs in the 2nd year of the Preschool and Primary Education Master’s Degree. This pedagogical intervention took place in a third graders class. This class had 25 students. The intervention was an experimental and interdisciplinary science teaching practice on the topic “The living beings of the nearby environment”. It was inserted in the “Environmental Study” curricular area. This project was developed following the action-research methodology and had as main goals: a) promote an experimental and interdisciplinary approach to the Science area; b) promote the comprehension of the concepts used in class. When exploring each curricular Science topic some specific goals were taken into account: a) identify and characterize the students’ first ideas; b) describe and analyze the process of continuous learning in classroom context; c) promote significant learning at Mathematics and Portuguese through Science activities; d) show particular examples of how these learnings happened in class; e) evaluate the students’ learnings. The pedagogical intervention, which took place in an actual classroom, was divided in four different classes making a total of 10 hours during which important data was collected using: written and audio records used afterwards to build the class diaries; written texts made by students; a comprehension test and a questionnaire to evaluate how Science influences the students’ attitudes towards school and classes. The analysis of the results shows that the students were very interested in the activities which took place in class and it also shows an effective learning on this curricular topic. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35894 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Isabel Azevedo Moreira.pdf Acesso restrito! | 3,42 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |