Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35894

TítuloOs seres vivos do ambiente próximo: uma abordagem experimental e interdisciplinar das ciências no 1º CEB
Autor(es)Moreira, Ana Isabel Azevedo
Orientador(es)Varela, Paulo Idalino Balça
Data2014
Resumo(s)O presente relatório de estágio resultou de um projeto de intervenção pedagógica realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A intervenção pedagógica ocorreu numa turma de 25 alunos, do 3º ano do 1º ciclo do Ensino Básico e integrou uma prática de ensino experimental e interdisciplinar das Ciências, na abordagem do tópico “Os seres vivos do ambiente próximo” da área curricular de Estudo do Meio. O projeto foi desenvolvido segundo a metodologia de investigação-ação e teve como principais objetivos gerais: a) promover uma abordagem experimental e interdisciplinar das ciências, na turma objeto de intervenção; b) promover nos alunos a compreensão conceptual dos temas abordados na sala de aula. Na abordagem e exploração de cada tópico curricular de ciências, em cada aula, foram definidos os seguintes objetivos específicos: a) identificar e caracterizar as ideias iniciais dos alunos; b) descrever e analisar o processo de construção das aprendizagens promovido em sala de aula; c) promover aprendizagens significativas na Matemática e na Língua Portuguesa no contexto das atividades de ciências; d) ilustrar, através de exemplos concretos, o modo como essas aprendizagens foram promovidas na turma; e) avaliar as aprendizagens realizadas pelos alunos. A intervenção pedagógica, ocorrida em contexto de sala de aula, teve a duração de dez horas, distribuídas por quatro aulas. Durante as aulas, procedeu-se à recolha de dados, através de: registos escritos e gravações áudio, com os quais se elaboraram, posteriormente, os diários de aula; textos escritos, elaborados individualmente pelos alunos; um teste de avaliação das aprendizagens; e, por último, um questionário para avaliar o impacto da intervenção de ciências ao nível das atitudes e sentimentos evidenciados pelos alunos face às aulas. A análise dos resultados evidencia não só o gosto e o interesse demonstrados pelas atividades desenvolvidas, mas também que a maioria das crianças desenvolveu boas aprendizagens sobre o tópico curricular abordado.
This internship report is a result of a pedagogical intervention project which is an important part of the Supervised Teaching Practice that occurs in the 2nd year of the Preschool and Primary Education Master’s Degree. This pedagogical intervention took place in a third graders class. This class had 25 students. The intervention was an experimental and interdisciplinary science teaching practice on the topic “The living beings of the nearby environment”. It was inserted in the “Environmental Study” curricular area. This project was developed following the action-research methodology and had as main goals: a) promote an experimental and interdisciplinary approach to the Science area; b) promote the comprehension of the concepts used in class. When exploring each curricular Science topic some specific goals were taken into account: a) identify and characterize the students’ first ideas; b) describe and analyze the process of continuous learning in classroom context; c) promote significant learning at Mathematics and Portuguese through Science activities; d) show particular examples of how these learnings happened in class; e) evaluate the students’ learnings. The pedagogical intervention, which took place in an actual classroom, was divided in four different classes making a total of 10 hours during which important data was collected using: written and audio records used afterwards to build the class diaries; written texts made by students; a comprehension test and a questionnaire to evaluate how Science influences the students’ attitudes towards school and classes. The analysis of the results shows that the students were very interested in the activities which took place in class and it also shows an effective learning on this curricular topic.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35894
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Isabel Azevedo Moreira.pdf
Acesso restrito!
3,42 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID