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dc.contributor.advisorSá, Virgínio-
dc.contributor.authorOrlando Filho, Ovídiopor
dc.date.accessioned2015-07-01T13:31:48Z-
dc.date.available2015-07-01T13:31:48Z-
dc.date.issued2014-11-11-
dc.date.submitted2014-05-21-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/35855-
dc.descriptionTese de doutoramento em Ciências da Educação (ramo do conhecimento em Organização e Administração Escolar)por
dc.description.abstractEste trabalho objetiva apresentar um estudo sobre a avaliação externa da gestão escolar, realizada nas escolas da Rede Estadual de Ensino Básico Público sob a responsabilidade do Estado do Rio de Janeiro / Brasil, em função da implantação do Programa Estadual de Reestruturação da Educação Pública - Programa Nova Escola, realizado no período entre os anos de 2000 e 2003. O mencionado Programa ocorreu sob a coordenação do citado estado brasileiro com o objetivo de gerar dados e informações que tivessem a força de contribuir para a melhoria da qualidade da educação praticada nas escolas através da racionalização de seus recursos de gestão, além daqueles disponibilizados pelo Estado, para o desenvolvimento do processo educacional local. A questão formulada manifesta o interesse pelo desenvolvimento de uma compreensão intensa e detalhada dos caminhos assumidos pelo processo avaliativo de forma a se conhecer quais os seus efeitos sobre o modo de pensar e praticar o governo das escolas. Os objetivos propostos foram o de conhecer os processos utilizados na avaliação das dimensões da gestão escolar eleitas para serem estudadas, conhecer os impactos da avaliação realizada sobre o modo de se praticar gestão escolar e identificar a ocorrência de melhorias referenciáveis à avaliação realizada. A investigação foi realizada sob uma perspectiva que apresentou componentes qualitativos e quantitativos que se materializaram através das técnicas da observação, da análise documental e bibliográfica, além da realização de entrevistas e aplicação de questionários a atores que possuíram papel relevante no contexto pesquisado. A fundamentação teórica utilizada privilegiou autores clássicos, além de estudiosos mais modernos, das áreas de conhecimento dos estudos das organizações e da administração científica, da organização e administração educacional e, principalmente, dos estudos da avaliação institucional da educação. As interpretações, análises e conclusões realizadas objetivaram gerar novos conhecimentos sobre as práticas da avaliação educacional, através da apresentação de suas características e seus possíveis contributos para a melhoria da educação no contexto considerado, identificando e apresentando seus processos metodológicos e o papel desempenhado pelos diferentes atores que se traduzem em portfólios que visam facilitar o pensamento crítico em relação ao processo avaliativo, sua estrutura, organização, variedade e diversidade de conteúdos.por
dc.description.abstractThis work aims to present a study about the external evaluation of school management, at the Public State Basic School under the responsibility of the state of Rio de Janeiro / Brazil, based on the implantation of Programa de Reestruturação da Educação Pública – Programa Nova Escola, consummated between the period of 2000 and 2003. The mentioned program occurred under the coordination of the cited Brazilian state with the objective of generate data and information that could hold the strength to contribute to the improvement of the education practiced at the schools through the rationalization of its management resource, besides those made available by the state, to the development of the local educational process. The formulated question manifests interest in developing an intense and detailed comprehension of the paths taken by the evaluation process in order to know what are the effects of the way of thinking and practice the school government. The proposed objectives were to understand the processes used in the evaluation of the dimensions of school management elected to be studied, to know the impacts of the assessment made around school management and identify the occurrence of referential improvements on the assessment performed. The research was conducted from a perspective that showed qualitative and quantitative components which materialized through the techniques of observation, documents and literature analysis, in addition to the interviews and questionnaires with actors who possessed relevant role in the research context. The used theoretical framework privileged classical authors, in addition to modern scholars, area of knowledge in the studies of organizations and scientific management, organization and educational administration and particularly the studies of institutional evaluation of education. The Interpretations, analysis and conclusions made were aimed to generate new knowledge about the practices of educational assessment, by presenting their characteristics and their possible contributions to the improvement of education in the considered context, identifying and presenting their methodological processes and the role played by different actors translated into portfolios which facilitate critical thinking in relation to the assessment process, its structure, organization, variety and diversity of content.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEnsino básico públicopor
dc.subjectPrograma Nova Escolapor
dc.subjectEducational assessmentpor
dc.subjectSchool managementpor
dc.subjectPublic elementary educationpor
dc.titleGestão escolar e avaliação: um modelo de avaliação externa da gestão escolar das escolas públicas do estado do Rio de Janeiro - Brasilpor
dc.typedoctoralThesispor
dc.subject.udc371por
dc.identifier.tid101455976-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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