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https://hdl.handle.net/1822/35805
Título: | As atividades experimentais como promotoras da motivação no 1º ciclo do ensino básico |
Autor(es): | Silva, Carla Manuela Forte |
Orientador(es): | Sarmento, Teresa |
Palavras-chave: | Motivação intrínseca Ensino experimental e reflexivo das ciências Investigação-ação Construtivismo |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Toda a ação do ser humano advém de alguma razão. A motivação consiste, assim,
em atitudes direcionadas para o alcance de um determinado fim. Sendo a escola um
contexto onde se prevê que vários objetivos sejam alcançados, a motivação deve
assumir especial relevância nesse âmbito.
É portanto essencial que desde cedo na sua caminhada académica, os alunos
desenvolvam uma postura positiva, ativa e autónoma face à aprendizagem resultante das
suas motivações. Quando motivado intrinsecamente o aluno procura o alcance de uma
meta pela satisfação que isso lhe traz e não apenas pela obtenção de uma recompensa ou
prémio (motivação extrínseca). A realização de atividades, motivadas intrinsecamente,
permite aos alunos a construção de conhecimentos mais gratificantes, logo mais
significativos pois houve um empenho genuíno na sua aquisição. Atentando na filosofia
de investigação-ação, este trabalho esmiuça de que forma o Ensino Experimental e
Reflexivo das Ciências pode promover conjeturas propiciadoras para a ascensão da
motivação intrínseca nas crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico e se esta motivação é ou
não passível de ser transportada para as demais áreas curriculares.
Considerando o que foi dito e o facto de a turma onde este estudo foi
desenvolvido ser intrinsecamente motivada para a realização de atividades
experimentais, os principais objetivos pretendem analisar a motivação das crianças
pelas atividades experimentais de forma a perceber como e porque é que ela surge. Com
os dados recolhidos pretende-se depois proceder a uma comparação da motivação das
crianças, desenvolvida através das atividades experimentais, face a novos
conhecimentos, no início e no final do projeto, com vista a realizar uma avaliação
reflexiva dos contributos deste trabalho quer para a minha formação, quer para o
enriquecimento cognitivo e metacognitivo dos alunos.
Pretende-se atestar como o professor pode, ao trabalhar em parceria com os alunos
uma área do seu interesse e assumindo uma postura reflexiva, criar a atmosfera
necessária para o incremento da motivação intrínseca e, consequentemente, para a
construção de aprendizagens significativas. All human being action arises from some reason. The motivation is therefore focused on attitudes to achieve a particular purpose. In school, as a context where is expected that several objectives are achieved, motivation must have a particularly important role in that field. Is therefore essential that, since the early stages of their academic careers, students develop a positive, active and autonomous attitude as a result of the apprenticeship achieved from their motivations. When intrinsically motivated, the student seeks the achievement of a goal for the satisfaction it brings and not only to obtain a reward or prize (extrinsic motivation). Conducting activities intrinsically motivated allows students to build more rewarding knowledge and thus more significant because there was a genuine commitment to their acquisition. Considering the philosophy of action- -research, this work scrutinizes how the Experimental and Reflective Teaching of Sciences can promote conjectures which encourage the rise of intrinsic motivation in children of the 1st cycle of basic education and if this motivation is or not liable to be transported to other curricular areas. Considering what was said previously, and taking into account that the class in which this study was developed is intrinsically motivated to perform experimental activities, the main objectives aim to analyze the motivation of children through experimental activities in order to understand how and why it arises. With the collected data it is intended to proceed to a comparison of the children’s motivation, developed through experimental activities, experiencing new knowledge, at the beginning and in end of the project, in order to achieve a reflective evaluation of the contributions of this work both to my training as to cognitive and metacognitive enrichment of students. It is intended to verify how the teacher, working in partnership with students one area of their interest and assuming a reflexive posture, can create the necessary atmosphere to increase the intrinsic motivation and, therefore, for the construction of meaningful learning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35805 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Carla Manuela Forte Silva.pdf Acesso restrito! | 2,79 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |