Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35788

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCastro, Rui Vieira de-
dc.contributor.authorOliveira, Mónica Carina Marques depor
dc.date.accessioned2015-06-26T15:40:42Z-
dc.date.available2015-06-26T15:40:42Z-
dc.date.issued2014-07-01-
dc.date.submitted2014-02-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/35788-
dc.descriptionTese de doutoramento em Ciências da Educação (ramo do conhecimento em Literacias e Ensino do Português)por
dc.description.abstractCom este estudo pretendemos descrever e interpretar conceções, orientações e práticas presentes em cursos de educação e formação de adultos que têm a literacia como objeto. A investigação procurou articular o estudo das conceções, orientações e práticas dos sujeitos envolvidos naquelas ações educativas, das características das próprias ações e das organizações que as promovem, visando esclarecer as formas como nos contextos selecionados são produzidas, reinterpretadas ou reproduzidas formas de entender a literacia na educação dos adultos. Na primeira parte do trabalho buscamos uma clarificação concetual relativa à literacia na educação, realizamos uma revisão de alguns estudos marcantes neste domínio e abordamos questões relacionadas com as transformações gerais ocorridas na educação de adultos, sobretudo em Portugal, designadamente a emergência de novas práticas educativas e a promoção da literacia nesses contextos. Na segunda parte do estudo começamos por dar conta das opções metodológicas que tomámos e que valorizaram métodos dominantemente qualitativos. De seguida, apresentamos e analisamos os dados empíricos que obtivemos em cinco instituições do distrito de Braga, promotoras de cursos EFA; para o efeito procedemos a: (i) análise de documentação nacional e internacional sobre a educação de adultos e a literacia, designadamente ao nível das práticas e das orientações; (ii) análise de dados de entrevistas a responsáveis e participantes nos processos formativos; (iii) análise de documentos localmente produzidos, designadamente enquanto elementos enquadradores das iniciativas estudadas; (iv) observação dos contextos de educação e formação. A conclusão da análise revelou-nos realidades, em alguns aspetos, próximas, porém também distintas, designadamente no que concerne às práticas adotadas nas ações educativas que tomam a literacia como objeto, assim como as orientações que delas derivam ou lhes subjazem. O estudo permitiu-nos concluir que, se o discurso produzido pelos diversos atores mobiliza referenciais característicos da EA, as práticas analisadas evidenciam significativos lugares de proximidade com aquelas que são reconhecíveis na educação escolar “regular”.por
dc.description.abstractIn this thesis we intend to describe and interpret perspectives, guidelines and practices in adult education contexts in which literacy plays a relevant role. The research focus on participants’ perspectives and practices, on the characteristics of pedagogic practices, and on the guidelines adopted in adult education organisations. It is our aim to clarify the modes in which those contexts produce, reproduce or reinterpret ways of understanding literacy. In the first part of the work (i) we debate literacy in education, through a review of some landmark studies in the field, and (ii) we discuss some relevant issues related to recent changes in adult education, especially in Portugal, including the emergence of new educational programmes, organizations and practices oriented towards the fostering of literacy. The second part of the study addresses (i) the analysis of the methodological choices we made, valuing predominantly a qualitative approach, (ii) the analysis of the empirical data collected in five adult education organisations, in the district of Braga. Data include interviews with leaders of the organisations and participants in the pedagogic processes, documents locally produced oriented towards context and practice regulation, and field notes on the pedagogic contexts and observed literacy practices. Consequently, discourse, content, and document analysis procedures are adopted. The analysis revealed a complex scenario with perspectives, guidelines and practices similar in some respects, but also distinct, specifically with regard to educational activities that take literacy as their object, and to the guidelines derived therefrom or underlying them. The research allows us to conclude that if the discourse produced by the various actors involves the assumption of some academic and official discourse on adult education, the analysed practices show the existence of contexts where mainstream regular school education is mainly recognizable.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) SFRH / BD / 41690 / 2007, financiada pelo POPH – QREN – Tipologia 4.1 – Formação Avançada, comparticipado pelo Fundo Social Europeu e por fundos nacionais do MCTES.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLiteraciapor
dc.subjectEducação de adultospor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectCursos EFApor
dc.subjectLiteracypor
dc.subjectAdult educationpor
dc.subjectWritingpor
dc.subjectEFA coursespor
dc.titleEducação e literacia: conceções, orientações e práticas em contextos de educação de adultospor
dc.title.alternativeEducation and literacy: perspectives, guidelines and practices in adult education contextspor
dc.typedoctoralThesispor
dc.subject.udc374.7por
dc.subject.udc372.41por
dc.identifier.tid101253125-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mónica Carina Marques de Oliveira.pdf3,27 MBAdobe PDFVer/Abrir
Entrevistas PDF.zip3,05 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID