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TitleEducação e literacia: conceções, orientações e práticas em contextos de educação de adultos
Other titlesEducation and literacy: perspectives, guidelines and practices in adult education contexts
Author(s)Oliveira, Mónica Carina Marques de
Advisor(s)Castro, Rui Vieira de
KeywordsLiteracia
Educação de adultos
Leitura
Escrita
Cursos EFA
Literacy
Adult education
Writing
EFA courses
Issue date1-Jul-2014
Abstract(s)Com este estudo pretendemos descrever e interpretar conceções, orientações e práticas presentes em cursos de educação e formação de adultos que têm a literacia como objeto. A investigação procurou articular o estudo das conceções, orientações e práticas dos sujeitos envolvidos naquelas ações educativas, das características das próprias ações e das organizações que as promovem, visando esclarecer as formas como nos contextos selecionados são produzidas, reinterpretadas ou reproduzidas formas de entender a literacia na educação dos adultos. Na primeira parte do trabalho buscamos uma clarificação concetual relativa à literacia na educação, realizamos uma revisão de alguns estudos marcantes neste domínio e abordamos questões relacionadas com as transformações gerais ocorridas na educação de adultos, sobretudo em Portugal, designadamente a emergência de novas práticas educativas e a promoção da literacia nesses contextos. Na segunda parte do estudo começamos por dar conta das opções metodológicas que tomámos e que valorizaram métodos dominantemente qualitativos. De seguida, apresentamos e analisamos os dados empíricos que obtivemos em cinco instituições do distrito de Braga, promotoras de cursos EFA; para o efeito procedemos a: (i) análise de documentação nacional e internacional sobre a educação de adultos e a literacia, designadamente ao nível das práticas e das orientações; (ii) análise de dados de entrevistas a responsáveis e participantes nos processos formativos; (iii) análise de documentos localmente produzidos, designadamente enquanto elementos enquadradores das iniciativas estudadas; (iv) observação dos contextos de educação e formação. A conclusão da análise revelou-nos realidades, em alguns aspetos, próximas, porém também distintas, designadamente no que concerne às práticas adotadas nas ações educativas que tomam a literacia como objeto, assim como as orientações que delas derivam ou lhes subjazem. O estudo permitiu-nos concluir que, se o discurso produzido pelos diversos atores mobiliza referenciais característicos da EA, as práticas analisadas evidenciam significativos lugares de proximidade com aquelas que são reconhecíveis na educação escolar “regular”.
In this thesis we intend to describe and interpret perspectives, guidelines and practices in adult education contexts in which literacy plays a relevant role. The research focus on participants’ perspectives and practices, on the characteristics of pedagogic practices, and on the guidelines adopted in adult education organisations. It is our aim to clarify the modes in which those contexts produce, reproduce or reinterpret ways of understanding literacy. In the first part of the work (i) we debate literacy in education, through a review of some landmark studies in the field, and (ii) we discuss some relevant issues related to recent changes in adult education, especially in Portugal, including the emergence of new educational programmes, organizations and practices oriented towards the fostering of literacy. The second part of the study addresses (i) the analysis of the methodological choices we made, valuing predominantly a qualitative approach, (ii) the analysis of the empirical data collected in five adult education organisations, in the district of Braga. Data include interviews with leaders of the organisations and participants in the pedagogic processes, documents locally produced oriented towards context and practice regulation, and field notes on the pedagogic contexts and observed literacy practices. Consequently, discourse, content, and document analysis procedures are adopted. The analysis revealed a complex scenario with perspectives, guidelines and practices similar in some respects, but also distinct, specifically with regard to educational activities that take literacy as their object, and to the guidelines derived therefrom or underlying them. The research allows us to conclude that if the discourse produced by the various actors involves the assumption of some academic and official discourse on adult education, the analysed practices show the existence of contexts where mainstream regular school education is mainly recognizable.
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de doutoramento em Ciências da Educação (ramo do conhecimento em Literacias e Ensino do Português)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/35788
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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