Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/35751
Título: | Estratégias de trabalho colaborativo com recurso a ferramentas da Web, um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico |
Outro(s) título(s): | Strategies for collaborative work using Web tools, a case study in the elementary school |
Autor(es): | Cunha, Júlio Manuel da Costa e |
Orientador(es): | Osório, António José |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O apetrechamento das escolas do Ensino Básico com salas de informática, assim como a
disponibilização de computadores pessoais a crianças de tenra idade, dotou as escolas do 1º Ciclo
de ferramentas pedagógicas inovadoras e permitiu o desenvolvimento de projetos anteriormente
irrealizáveis. A integração destas tecnologias no ensino tem sido matéria de investigação ao longo
dos últimos anos e tem permitido uma reflexão aprofundada sobre estas novas práticas
pedagógicas.
Com esta investigação pretende-se dar um pequeno contributo para o estudo da
implementação de tecnologias educativas neste nível de ensino. Analisa-se a utilização de
ferramentas da web (Google Docs, Photo Story, Youtube e Blogger) num contexto de trabalho
colaborativo na sala de aula.
Este estudo teve a participação de 22 alunos do 4º ano de escolaridade, com idades
compreendidas entre os 9 e os 10 anos, de uma escola do distrito de Viana do Castelo.
A metodologia utilizada foi o estudo de caso e procurou-se compreender de que forma estas
ferramentas podem contribuir para a dinamização de um projeto de caráter colaborativo, no
contexto de uma sala de aulas.
O estudo sugere que a utilização destes recursos pode constituir-se como uma ótima
experiência de aprendizagem e de promoção do trabalho colaborativo. Evidencia também as suas
limitações, assim como as dificuldades sentidas na utilização de algumas dessas ferramentas.
Assim, em função dos resultados obtidos, sugere-se a implementação de projetos desta
natureza junto de crianças desta faixa etária e defende-se a sua importância na dinamização de
atividades de grupo. Furnishing of Basic Education schools with computer rooms, as well as providing children with personal computers at an early age, granted 1º Ciclo schools with innovative pedagogical tools and allowed the development of projects that were impossible before. The integration of such technologies at teaching has been the subject of investigation for the last years and has allowed a deep reflection on this new pedagogical praxis. This investigation intends to give a small contribution for the study of educational technology implementation at this level of teaching. There is an analysis of the usage of web tools (Google Docs, Photo Story, Youtube and Blogger) in contexts of collaborative work in the classroom. This study had the participation of 22 students in the 4th grade, aged 9 and 10 years old, from a school at Viana do Castelo district. The methodology used is case study and the aim is to understand how these tools can contribute to the development of collaborative work project in classroom context. The study suggests that the usage of these resources can be an excellent learning experience as well as promoting collaborative work. It also enhances its shortcomings, and the difficulties felt by the usage of some of these tools. Thus, from the obtained results, we suggest the implementation of such projects at this age group and we defend its importance in the development of group activities. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35751 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Júlio Manuel da Costa e Cunha.pdf | 2,91 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |