Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35745

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Rute-
dc.contributor.authorSá, Eduardapor
dc.date.accessioned2015-06-25T10:52:27Z-
dc.date.available2015-06-25T10:52:27Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/35745-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.description.abstractO estágio profissional assume-se como um dos períodos mais marcantes da formação dos futuros professores. O seu principal objetivo é o desenvolvimento profissional dos futuros professores, a promoção da sua capacidade de reflexão e questionar as suas ações, construindo o seu próprio estilo de ensino. Desta forma, este documento descreve o processo de formação individual através de uma análise crítica de tudo aquilo que foi realizado durante este ano letivo. Este relatório inicia com a apresentação de um enquadramento pessoal e contextual, seguindo-se a caracterização da turma. Continuamente são descritas a intervenção pedagógica no processo de ensinoaprendizagem, a participação na escola e relação com a comunidade. Nestes dois capítulos, são descritas as dificuldades, assim como as estratégias utilizadas para a sua resolução. Por último, expõe o estudo de investigação-ação, que foi desenvolvido durante este ano letivo, relacionando a música com a densidade motora na aula de Educação Física. O objetivo deste estudo foi determinar se a presença de música nas aulas de Educação Física influencia de forma positiva a densidade motora da aula. A amostra foi constituída por 15 adolescentes de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos de idade. Os resultados mostram que a música pode influenciar a qualidade da atividade física da aula, mas não necessariamente a sua densidade motora. Para concluir, são apresentadas as considerações finais, onde faço referência à importância desta experiência para o meu futuro.por
dc.description.abstractThe year of professional internship is assumed as one of the most remarkable periods of training future teachers. Its main goal is the professional development of future teachers, the promotion of their ability to reflect and question their actions, building their own teaching style. In this sense, this report describes the process of individual training through a critical analysis of what has been accomplished during this school year. This report starts with the presentation of a personal and contextual framework, followed by the characterization of the students. Then, it describes the pedagogical intervention in the teaching-learning process, participation in school and community relations. In these two chapters are also described the difficulties, as well as the strategies used to address them. Finally, it presents the action research study, which was developed during this school year, linking music with motor density in Physical Education class. The aim of this study was to determine whether the presence of music in Physical Education classes positively influenced students' motor density. The sample consisted of 15 adolescents of both sexes, aged between 13 and 15 years old. Theresults show that music can influence the quality of physical activity in the class, but not necessarily its motor density. To conclude, the final considerations are presented, in which I make reference to the importance of this experience for my future.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEstágiopor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectDensidade motorapor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectPhysical educationpor
dc.subjectInternshippor
dc.subjectMusicpor
dc.subjectMotor densitypor
dc.subjectAdolescentspor
dc.titleA influência da música na densidade motora da aula de educação físicapor
dc.title.alternativeThe influence of music on motor density of physical education lessonspor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc796:372.879.6por
dc.subject.udc372.879.6:796por
dc.identifier.tid201472007por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Eduarda Manuela de Sousa Rodrigues de Sá.pdf2,02 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID