Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35739

TítuloTransporte ativo para a escola: a sua influência, na saúde e relação com a aptidão aeróbica de alunos do 11º e 12 anos: relatório de estágio
Outro(s) título(s)Active transport to school: its impact on health, and its connection to aerobic skills of 11th and 12th grade students: internship report
Autor(es)Ferreira, Luís Miguel Afonso
Orientador(es)Pereira, Beatriz Oliveira
Palavras-chaveEducação física
Transporte ativo
Atividade física
Aptidão aeróbia
Physical education
Active transportation
Physical activity
Aerobic skill
Data2014
Resumo(s)Durante o ano letivo de 2013/2014 foi realizado o estágio profissional previsto no plano curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), unidade curricular do 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Ao longo do ano letivo no papel de professor da disciplina de educação física, desempenhei funções em três áreas fundamentais, a intervenção pedagógica no processo de ensino-aprendizagem; a participação na escola e relação com a comunidade educativa e a investigação e desenvolvimento profissional. Na área 1 foi concebido todo o ensino, planeamento, realização e avaliação desenvolvido com a turma. Na área 2 diversas atividades foram desenvolvidas pelo núcleo de estágio e ainda algumas atividades propostas pelo Departamento de Educação Física da escola. O passeio de bicicleta organizado pelo núcleo de estágio foi uma atividade importante na comunidade educativa, visto ter sido a primeira vez que esta modalidade foi proporcionada e desenvolvida e por outro lado esteve diretamente relacionado com o Projeto de intervenção dinamizado e desenvolvido pelo núcleo de estágio. O projeto de intervenção referido anteriormente teve como principal objetivo o incentivo do transporte ativo no deslocamento casa e escola. Diretamente relacionado com este projeto de intervenção esteve a investigação desenvolvida na área 3, na qual participaram 151 alunos, 84 do género feminino e 67 do género masculino com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos. O estudo pretendeu verificar qual o tipo de transporte utilizado, sensibilizar os alunos para a importância da atividade física na saúde, verificar a relação entre a aptidão aeróbia e o tipo de transporte utilizado e sensibilizar a comunidade escolar para o transporte ativo. Foram aplicados questionários aos alunos e encarregados de educação, a aptidão aeróbia foi avaliada através da bateria de testes FitnessGram e a comunidade escolar foi sensibilizada através de ações teóricas e práticas.
During the school year 2013 / 2014 the professional internship set on the syllabus of Supervised Teaching Practice (STP), course unit of the 2nd year from the Master degree in Teaching Physical Education at Primary and Secondary levels. Throughout the school year as the teacher of the PE subject, I performed tasks in three fundamental areas, in the educational intervention of the teaching-learning process; in participating in school and the relationship built with the educational community and the professional research and development. In the first area, all the teaching, planning, performing and assessing developed with the class were conceived. In the second area several activities were developed by the internship group and also some activities proposed by the school’s Physical Education Department. The bicycle ride organized by the internship group was an important activity within the educational community, having been the first time that this kind of sport has been provided and developed; and, on the other hand, it was directly connected to the Intervention Project organized and developed by the internship group. The mentioned Intervention Project had at its primal goal the incentive of active transportation to and from home. Directly connected to this intervention project there was a research developed in area 3, in which 151 students took part in, according to gender 84 female and 67 male, between 16 and 18 years of age. The study intended to check what kind of transportation was used, to raise students’ awareness of the importance of the physical activity in health, to examine the connection between the aerobic skill and the kind of transportation used, and to raise awareness within the educational community of the active transportation. Surveys were provided to the students and the parents or guardians, the aerobic skill was assessed through the tests battery FitnessGram, and the educational community was made aware through theoretic and practical actions.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35739
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Luís Miguel Afonso Ferreira.pdf
Acesso restrito!
2,87 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID