Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35704

TítuloCaracterização físico-química de águas
Autor(es)Figueiredo, Maria José Amorim de
Orientador(es)Geraldo, M. Dulce
Bento, M. Fátima
Data2015
Resumo(s)O objetivo desta dissertação é criar um conjunto de protocolos experimentais facilmente aplicados em situação de aula laboratorial. Os trabalhos propostos estão adequados aos objetivos pedagógicos da disciplina de Física e Química A do 11º ano do Ensino Secundário, podendo algumas destas experiências ser adaptadas e desenvolvidas na disciplina de Ciências Físico-Químicas do 3º Ciclo do Ensino Básico. O tema sobre o qual incidem os trabalhos é a água, sendo proposto o estudo de algumas características físicas como cor, turbidez e condutividade e químicas como acidez, alcalinidade e dureza. É também proposto um trabalho que permite aos alunos, através da análise do Diário da Republica (Decreto-Lei nº 306/2007 de 27 de agosto), conhecer alguma da legislação portuguesa relativa à qualidade da água para consumo humano. Através de um simples olhar não é possível saber se uma dada água é ou não própria para consumo. A determinação de parâmetros físico-químicos tais como pH, condutividade, turbidez, cor, dureza, alcalinidade, entre outros, em água é fundamental para detetar alterações ou para determinar padrões de qualidade, e a partir dessas análises adotar medidas de correção de modo a manter a potabilidade das águas. O conhecimento dos vários parâmetros físicoquímicos da água constitui uma ferramenta importante para benefício da população no controle da poluição e de proteção do ambiente. O contacto dos jovens com o tipo de atividades propostas neste trabalho, reforça neles a importância de adotarem comportamentos responsáveis para possuirem, no presente e no futuro, melhores condições de vida. Para testar o conjunto de atividades foi selecionado um conjunto de seis águas de origens diferentes. Os resultados obtidos para as amostras testadas encontram-se descritos e foram discutidos de acordo com os objetivos definidos para estas atividades.
The objective of this dissertation is to create a set of experimental protocols which may be easily applied in a specific situation of a laboratorial lesson. The activities proposed are within the pedagogic objectives of the subject of Physics and Chemistry A of the 11th year – secondary school. Some of these experiments may be adapted to and developed within the ambit of the subject of Physics and Chemistry of the third cycle of basic school. The subject of these experiments is water. It is proposed the study of some of its physical characteristics, such as colour, turbidity and conductivity; and chemical, as acidity, alkalinity and hardness. It is also proposed an assignment that will allow the students, through the analysis of “Diário da Republica” (Act nº 306/2007 of August the 27th), to acknowledge some of the Portuguese legislation related to the quality of water for human consumption. It is not possible to know whether a certain water sample is suitable for human consumption through a mere glance at it. Determining physical and chemical parameters, such as pH, conductivity, turbidity, colour , hardness, alkalinity, among others, in the water is paramount to detect changes or determine quality patterns, and, from those analysis, to take corrective measures so as to keep the potable characteristics of the water. The knowledge of the several physical and chemical parameters of the water is an important tool for the benefit of the population, regarding pollution control and protection of the environment. Young people’s contact with the sort of the activities proposed in this essay reinforces the relevance of young people’s adoption of responsible behaviours so that they may have better living conditions in the future. In order to test this set of activities, we have selected a set of six different samples of water from different origins. The results for the tested samples are described and were discussed according to the objectives defined for these activities.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35704
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CDQuim - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria José Amorim de Figueiredo.pdf
Acesso restrito!
3,02 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID