Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/35680

TitleOs filhos das feiras e o campo de negócios agreste
Other titlesThe children of fairs and the agreste business field
Author(s)Sá, Márcio
Advisor(s)Veiga, Carlos
Gonçalves, Albertino
Issue date17-Apr-2015
Abstract(s)Na região Nordeste do Brasil, mais especificamente numa parte da microrregião denominada Agreste (estado de Pernambuco), um meio rural historicamente interligado por feiras de rua, realizadas nos seus pequenos e médios centros urbanos, vem sendo conformado por meio de mudanças e continuidades ao longo das últimas décadas. Se, por um lado, sua dinâmica cultural, social e econômica local se conecta cada vez mais ao mercado contemporâneo, por outro, a herança da tradição rural, comercial e interiorana continua a se fazer presente no modo de vida e de trabalho dos seus habitantes. Feiras de rua específicas foram coletivamente criadas (as feiras da sulanca) e seguidas pelos grandes centros comerciais dedicados ao comércio de confecções, as fabriquetas domésticas, logo com seus trabalhadores, as empresas nas quais algumas dessas fabriquetas se transformaram, assim como seus proprietários, enfim, o que aqui se entende como agreste das confecções reflete um tanto daquelas mudanças e continuidades. Neste lugar, pessoas que viveram em meio a atividades agrícolas, de feiras de rua, de pequenos comércios familiares, inclusive fabriquetas domésticas de confecções e hoje possuem negócios de produção e comercialização de confecções, estão numa faixa etária entre 30 e 50 anos, a maioria sem ter completado sequer o equivalente ao ensino médio, ou menos que isso. A partir do construtivismo inerente à sociologia bourdiesiana e de seus instrumentos de pensamento, esta tese apresenta uma compreensão sobre a condição contemporânea daquelas pessoas e de seus negócios, ambos evoluídos a partir de uma história coletiva local. Argumenta-se que a partir e por meio de tal legado coletivo incorporado pelo habitus feirante, signos distintivos socioculturais, para além dos econômicos, diferenciam pessoas e seus negócios ao comporem um campo específico, irradiado a partir das cidades-eixo: Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. Ao mesmo tempo, heranças comuns permanecem e os fazem semelhantes noutros aspectos no curso deste processo de incorporação cultural protagonizado pelos proprietários de tais negócios, os filhos das feiras, e no modo como constituem o campo de negócios agreste. Elaborada a partir do confronto de amplo material empírico primário com a sociologia bourdiesiana, a tese é proposta como uma interpretação contextualizada deste conjunto de pessoas e negócios.
In Northeast Brazil, more specifically in a part of a microregion called Agreste (State of Pernambuco), a rural context historically integrated by street fairs in small and medium urban places has developed and undergone structural changes over the last decades. If, on a hand, the local, cultural, social and economic dynamics increasingly connects to contemporary market, on the other hand, a heritage of rural, commercial and provincial tradition continues to be present in living and working conditions of some inhabitants of Agreste. Some particular street fairs, the sulanca’s fairs, were created collectively and so on followed by large shopping centers dedicated to trading ready-to-wear clothes, domestic small factories and then with a hired personnel, firms – many changed from those domestic factories – as their owners themselves. So, what is understood here as the agreste of confections reflects both changes and continuities. In this place, people who have lived amidst agricultural activities, street fairs, small family businesses or domestic factories and have already managed business of production and commerce of ready-to-wear clothes for years nowadays are aged between 30 and 50 and didn’t complete the equivalent of high school or even less. Starting from the construtivism inherent to Bourdieusian sociology and its instruments of thought, this thesis presents an understanding of the contemporary condition of that people and their businesses, both evolved from this local, collective history. It is argued that from and through such collective legacy incorporated by the Merchant habitus, sociocultural distinctive signs, beyond the economic ones, differentiate them and their businesses while they all compose a specific Field irradiating from axis-cities: Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe and Toritama. At the same time, common heritages remain and make them similar in other aspects along this process of cultural incorporation which is performed by the business owners, children of fairs, in the way they constitute the agreste business field. Drawn from the confrontation of large primary empirical material with Bourdieusian sociology, the thesis is proposed as a contextualized interpretation of this cluster of people and business.
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de doutoramento em Sociologia
URIhttp://hdl.handle.net/1822/35680
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento
CECS - Teses de doutoramento / PhD theses
DS/CICS - Teses de Doutoramento / PhD Theses

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