Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35662

TítuloProcessos erosivos ocorridos em vertentes ao longo da estrada São Domingos: Assomada, Ilha de Santiago (Cabo Verde)
Autor(es)Carvalho, Ineida Romi Tavares Varela de
Vieira, António
Palavras-chaveProcessos erosivos em vertentes
geomorfologia aplicada
monitoramento de rodovias
Cabo Verde
Macaronésia
Data2014
EditoraAssociação Portuguesa de Geógrafos
Resumo(s)Este trabalho tem por objetivo a aferição de processos erosivos ocorridos ao longo da estrada São Domingos-Assomada, na ilha de Santiago na República de Cabo Verde, África Ocidental. Ao longo da pesquisa foram destacadas as principais atividades que originaram a ocorrência de fenómenos erosivos e demais impactes causados pelas obras tanto na fase de reabilitação como na fase de exploração da via. Buscou-se ainda mostrar que a crescente intervenção antrópica ao longo da estrada tem repercutido cada vez mais intensamente sobre a dinâmica do relevo e nos processos de erosão do solo associados às práticas inadequadas de uso da terra. Os resultados do estudo apontaram que a degradação dos compartimentos geomorfológicos e suas formações superficiais não ocorrem unicamente em função da estrada, mas também pelas práticas tradicionais de uso da terra. Ainda foi possível constatar que no caso da estrada São Domingos – Assomada, as obras de recuperação não levam em conta à dinâmica do relevo, ou seja, não consideram os parâmetros morfogenéticos.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35662
Versão da editorahttp://xivcig.weebly.com/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEGOT - Artigos em livros de atas de congressos internacionais
GEO - Artigos em livros de atas de congressos internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2014_Livro_Atas_XIV_CIG_Carvalho_e_Vieira_net.pdfDocumento principal2,61 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID