Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/35628

TitleImplementação de um modelo de gestão flexível numa PME familiar
Other titlesImplementing a flexible management model in a family SME
Author(s)Ferreira, Juliana Sofia da Silva
Advisor(s)Carvalho, Ana Cristina de Almeida e
KeywordsPME
Gestão
Benchmarking
Inovação
Mudança
Planeamento
Mercado
SME
Management
Benchmarking
Inovation
Change
Planning
Market
Issue date2015
Abstract(s)As empresas familiares e PMEs desempenham um papel fundamental na economia em todos os setores e constituem pilares essenciais para a estabilidade do conjunto empresarial. Segundo o INE em 2011 em Portugal estavam em atividade 1.136.697 unidades empresariais, 97.8% do setor não financeiro, 67,7% eram empresas individuais e 99,9% das empresas correspondiam a micro, pequenas e médias empresas (PME). Os modelos de gestão que as mesmas praticam, assim como o seu desempenho, têm vindo a enfrentar desafios devido às mudanças de mercado e à crescente competitividade. Nesse sentido, este projeto centra-se na análise e implementação de um modelo de gestão flexível numa PME. Devido à constante mudança tecnológica, à globalização, à produção em massa, à instabilidade da procura e à concorrência surgiram novas abordagens de gestão para melhorar a competitividade. E para responder às exigências do mercado e dos clientes as empresas têm necessidade de se adaptar e intensificar a sua flexibilidade. Uma organização flexível deve ter como principal objetivo a gestão por processos, de forma a aumentar o controlo substituindo a hierarquia tradicional e obtendo uma estrutura transversal através da colaboração horizontal, direcionando as estratégias da empresa segundo as necessidades dos clientes. Foi a partir destas premissas que se desenvolveu este estudo para que seja possível perceber as semelhanças do universo PME Familiar, as suas particularidades e desta forma tentar utilizar ferramentas, técnicas e métodos de gestão normalmente utilizados por grandes empresas, ajustando-os à realidade e volatilidade das Pequenas e Médias Empresas. A utilização de ferramentas como o benchmarking, KPI’s, análise PESTA e SWOT, entre outras, vai mostrar de que forma é possível ajustar e inovar todo o modelo de negócio da empresa em análise, centrando as mudanças no processo de gestão e no processo produtivo mas levando sempre em consideração as estratégias e objetivos comerciais a médio e longo prazo. As novas práticas de gestão e novos conceitos de modelos de negócio tornam possível desconstruir uma base de trabalho antiga, moldando-a aos tempos atuais e preparando-a para o futuro e desta forma a empresa torna-se mais competitiva.
Family businesses and SMEs play a key role in the economy in all sectors and are key pillars for the stability of the business environment. According to INE, 1.136.697 business units were active in 2011 in Portugal, 97.8% in the non-financial sector, 67.7% were individual companies and 99.9% of companies accounted for micro, small and medium enterprises (SMEs). The management models that businesses practise, as well as their performance, have been facing challenges due to market changes and increasing competitiveness. Thus, this project focuses on the analysis and implementation of a flexible management model in an SME. Due to constant technological change, globalization, mass production, the instability of demand and competition, new management approaches were developed to improve competitiveness. And to respond to market and customer requirements, businesses need to adapt and enhance flexibility. A flexible organization should be directed to the process management in order to increase control, replacing the traditional hierarchy and getting a transversal structure through horizontal collaboration, directing the company's strategies according to customer needs. It was from these assumptions that this study was developed in order to be able to realize the similarities of the universe of Family SMEs, their peculiarities and thus try to use tools, techniques and management methods commonly used by large companies, adjusting them to the reality and volatility of Small and Medium Business. The use of tools such as benchmarking, KPIs, PEST and SWOT analysis, among others, will show how it is possible to adjust and innovate all the company's business model that we are analyzing, focusing the changes in the management process and in the productive process, but always taking into consideration the strategies and business objectives in the medium and long term. The new management practices and new concepts of business models make it possible to deconstruct an old working basis, shaping it to current times and preparing it for the future and thus the company becomes more competitive.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Estudos de Gestão
URIhttp://hdl.handle.net/1822/35628
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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