Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/35484

TitleGlobalização, europeização e educação de adultos: reflexões sobre o programa novas oportunidades em Portugal
Other titlesGlobalization, europeanization and adult education: reflections on the new opportunities program in Portugal
Globalización, Unión Europea y educación de adultos: reflexiones acerca del programa novas oportunidades en Portugal
Author(s)Silva, Daniela Andrade Vilaverde e
KeywordsGlobalização
Europeização
Educação de adultos
Globalization
Europeanization
Adult education
Issue date2014
PublisherUniversidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
JournalRevista Pedagógica
Abstract(s)Na alvorada do novo milénio esboçou-se em Portugal uma nova arquitetura na promoção do direito à educação destinada aos adultos: os processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), desenvolvidos nos Centros Novas Oportunidades (CNO), conferindo aos adultos certifcação escolar (B1, B2, B3 e Secundário) e profissional. Neste artigo, pretende-se refletir sobre: o fenómeno da globalização, a construção do espaço europeu de educação da União Europeia e as suas influências no sector da educação de adultos em Portugal; conhecer as representações dos diretores/coordenadores dos CNO relativamente ao impacto que os mesmos sentiam em relação às diretrizes emanadas pela União Europeia. Os dados obtidos na investigação denunciam a influência dos processos de globalização no contexto local, confirmando a existência de um determinado grau de porosidade neste programa educativo, das normas e diretrizes da União Europeia.
At the dawn of the new millennium was drafted in Portugal a new architecture in promoting the right to education for adult: the processes of recognition, validation and certifi cation of competences (RVCC), developed in New Opportunities Centres (CNO) giving the adult school certifi cation (B1, B2, B3 and Secondary) and professional. In this article, we refl ect on: the phenomenon of globalization, the construction of the European Education Space of the European Union and its infl uences in the adult education sector in Portugal; to know the representations of the directors / coordinators of CNO regarding the impact that they felt about the guidelines issued by the European Union. The facts obtained in the investigation denounce the infl uence of globalization processes in the local context, confi rming the existence of a certain degree of porosity in this educational program, standards and guidelines of the European Union.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/35484
ISSN1984-1566
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pedagógica.pdf367,53 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID