Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/35118

TitleConstrução de exercícios em plataforma interativa para aquisição e solidificação de formas verbais do conjuntivo em português
Author(s)Fernandes, Ariana Andreia Rodrigues
Advisor(s)Teixeira, José de Sousa
Dias, Idalete
KeywordsPortuguês língua não materna
Exercícios didáticos
Modo conjuntivo
Presente do conjuntivo
Imperfeito do conjuntivo
Plataforma interativa online
Plataforma multimodal
Portuguese as a foreign language
Didactic exercises
Subjunctive mood
Present subjunctive
Imperfect subjunctive
Interactive online platform
Multimodal platform
Issue date2015
Abstract(s)A aquisição, domínio e desenvolvimento de competências linguísticas no âmbito da comunicação oral e/ou escrita de uma nova língua é uma tarefa que implica um tempo evolutivo para o aperfeiçoamento desse novo código linguístico que se pretende dominar. Porém, esta aprendizagem arrasta múltiplas dificuldades que dependem, sobretudo, das especificidades estruturais da língua a aprender. No caso do português, o emprego do modo conjuntivo e respetivas formas representa, em muitos casos, uma meta árdua já que, habitualmente, a gramática tradicional e os manuais costumam apresentar o modo conjuntivo focando sobretudo a diferenciação entre as formas numa perspetiva temporal (passado/pretéritos, presente e futuro). Assim, será de todo importante a criação de uma plataforma interativa que possa ser utilizada para clarificar e auxiliar na aquisição e diferenciação das formas do conjuntivo, mostrando que não é a categoria tempo o principal eixo estruturador destas formas. Deste modo, será possível os professores e alunos de Português Língua Não Materna (PLNM), recorrerem a um sistema multimodal, prático e funcional para aperfeiçoar estas competências em situações de ensino-aprendizagem do português.
To acquire, to dominate and to develop linguistic skills in the context of oral and/or written communication is a task which implies an amount of time to evolve towards the refinement of that same linguistic code that one intends to master. However, this learning process encompasses multiple difficulties that mainly depend of the structural specificities of the language to be learnt. In the case of Portuguese, the use of the conjunctive and its forms represents, in many cases, a hard goal to be fulfilled since the traditional grammar and the learning materials usually present the conjunctive by focusing on the difference between the forms of the verb in a time perspective (past, present and future). Therefore, it will be important to create an interactive platform that can be used to clarify and help in the acquisition and differentiation of the forms of the conjunctive, showing that time is not the main structural axis of the forms of the conjunctive. For that reason, it will be possible for teachers and students of Português Língua Não Materna (PLNM) to make use of a practical and functional multimodal system in order to improve these skills when it comes to teaching-learning the language.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Português Língua Não Materna (PLNM) - Português Língua Estrangeira (PLE) - Português Língua Segunda (PL2)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/35118
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ariana Andreia Rodrigues Fernandes.pdf4,17 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID