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TítuloComunicação interna e coerência organizacional: um estudo de caso
Autor(es)Granzotto, Kamila
Orientador(es)Ruão, Teresa
Palavras-chaveComunicação organizacional
Comunicação interna
Cultura organizacional
Identidade
Liderança
Coerência
Corporate communication
Internal communications
Organizational culture
Identity
Leadership
Coherence
Data2013
Resumo(s)Ao falarmos em Comunicação, nos dias de hoje, imediatamente milhões de associações nos vêm em mente, sejam elas referentes à sua origem, função e enquadramento, ou ainda pertinência social. Independentemente da perspectiva adotada, seja ela semântica, social ou artística, todas parecem concordar que a comunicação é condição vital para o relacionamento de um indivíduo com o meio em que este encontra-se inserido, e não somente. Tal como a sociedade desenvolve-se, ao transcorrer dos anos, e novas necessidades surgem, também a comunicação evolui, ora adequando-se a essa nova realidade, ora reinventando alternativas e tendências. Assim surgiu a comunicação organizacional, por meio da evolução e revolução econômica e social de pequenas e grandes organizações, e da interação essencial desta com os seus públicos internos e externos. Embora reconheçamos a sua imprescindibilidade externa, junto aos mais variados segmentos de mercado, este trabalho pretende concentrar-se na sua dimensão interna, ou seja, pretende elucidar todo um contexto daqueles que experienciam e constroem a organização, bem como a sua comunicação, diariamente. A partir de um estudo de caso e de sua compreensiva auditoria de comunicação interna, no qual investigou-se a comunicação interna de uma organização internacional intergovernamental, designadas IBRD e IDA - ou popularmente conhecidas como Banco Mundial – procuramos traçar uma breve trajetória da comunicação nas organizações, entender conceitos, como os seus diferentes sistemas e fluxos, bem como os elementos essenciais ao enredo de sua trama expressiva, como a cultura organizacional e identidade, relacionando-os também ao conceito de liderança a fim de melhor compreendermos como os fatores acima mencionados interagem com a coerência organizacional, em outras palavras, até que ponto podemos relacionar comunicação interna e a coerência de uma instituição.
When talking about communication nowadays, one can immediately make tones of associations, whether relating to its origin, function and framework, or social relevance. Whatever approach is adopted, whether semantic, social or artistic, all of them seem to agree that communication is key for the relationship of an individual towards the environment in which it can be found, but not only. As society develops itself, and time goes by, new needs arise and also communication evolves, either by adapting itself to this new reality, or by reinventing alternatives and trends. That was how organizational communication arose, through the economic and social evolution/revolution of small and large organizations and their essential interaction with both internal and external audiences. While we fully recognize its vital external component within the various market segments, this paper intends to focus on its internal variable and aims to elucidate the context of those who experience and build both the organization, as well as its communication, on a daily basis. By carrying on a comprehensive case study and internal communication audit, in which it was investigated the internal communication of an international intergovernmental organization, designated IBRD and IDA - or popularly known as the World Bank - we trace a brief history of communication within organizations, we can understand concepts like the different systems and flows in communication, as well as the essential elements of its expressive plot such as organizational culture and identity, and also relate them to the concept of leadership in order to better understand how all above mentioned factors interact with organizational coherence, in other words, to understand to what extent we could relate internal communication and coherence of an institution.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35066
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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