Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/35007

TitleA internacionalização do setor da saúde : o caso português
Other titlesThe internationalization of the health setor : the portuguese case
Author(s)Nogueira, Marta Cristina Marinho
Advisor(s)Cabral, Manuel de Herédia
KeywordsInternacionalização
Portugal
Setor da saúde
Comércio internacional
Produtos da saúde
Análise swot
Internationalization
Health setor
International trade
Health products
Swot analysis
Issue date2014
Abstract(s)A crescente internacionalização do setor da saúde tem vindo a assumir importante destaque na Economia Portuguesa. A presente dissertação procura avaliar o potencial de internacionalização do setor e investigar a importância da fileira empresarial portuguesa dos produtos de saúde, com especial enfoque na indústria farmacêutica e de dispositivos médicos. Usando dados estatísticos das exportações e importações mundiais para o período 2001-2011, este estudo caracteriza a evolução do comércio mundial de produtos da saúde (produtos farmacêuticos e dispositivos médicos). Em particular, o estudo analisa a evolução do perfil das exportações portuguesas, relativamente aos produtos e mercados de destino, bem como a sua posição relativa no mercado mundial. Com base em dados primários, recolhidos através de entrevistas a responsáveis de empresas e organizações do setor da saúde em Portugal, desenvolveu-se uma análise SWOT onde se procurou identificar os fatores críticos de sucesso na internacionalização das empresa, nomeadamente a perceção de oportunidades e/ou ameaças nos mercados externos. A informação recolhida permitiu ainda, com base no modelo de Porter (Porter, 1990, 1998) identificar as vantagens competitivas do país, assim como identificar instrumentos necessários para responder aos desafios levantados pela concorrência internacional no setor da saúde. Os dados mostram que a internacionalização do setor da saúde português tem vindo a evoluir favoravelmente nos últimos anos: Portugal tem conseguido ganhar quota de mercado no setor e diversificado o mercados de destino. As empresas portuguesas têm conseguido adaptar-se às exigências do mercado global e apostado na internacionalização. No entanto, é necessário desenvolver estratégias de expansão para áreas prioritárias onde a indústria da saúde nacional se poderá diferenciar e afirmar no contexto internacional.
The growing internationalisation of the health setor, has been assuming a major prominence in the Portuguese Economy. This dissertation aims to evaluate the potential for internationalisation and the importance of the range of Portuguese business of health care products, with special focus on pharmaceutical and medical devices sectors. Using statistical data of world exports and imports for the period 2001-2011, this study characterises the evolution of the international trade in health products (pharmaceuticals and medical devices). In particular, the study analyses the profile of Portuguese exports, products and destination markets, as well as the relative position in the world market. Based on primary data collected through interviews with companies and health setor organisation’s managers in Portugal, a SWOT has been conducted which attempts to identify the critical success factors in the internationalisation of these companies and their products, including the perception of opportunities and / or threats in foreign markets. The information collected also allowed, based on the model of Porter (Porter, 1990, 1998), to identify the competitive advantages of the country, as well as to identify tools needed to meet the challenges of international competition in the health setor. The data show that the internationalisation of the Portuguese health setor has evolved positively in recent years: Portugal has managed to gain market shares in the setor and diversified the target markets. Portuguese companies have managed to adapt to demands of the global market and bet on internationalisation. However, it is necessary to develop strategies for priority areas for which the national healthcare industry can differentiate and assert iself on the international stage.
TypemasterThesis
DescriptionDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttp://hdl.handle.net/1822/35007
AccessrestrictedAccess
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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