Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/34952

TitleA escrita de casos em ABP : um guia a partir de uma experiência no ensino de enfermagem
Author(s)Silva, Maria José
Vilaça, Simão
Martins, Cristina Araújo
Oliveira, Cláudia
KeywordsAprendizagem baseada na resolução de problemas
Escrita de casos
Metodologia de ensino e aprendizagem
Issue date2014
PublisherUniversidade do Minho
Abstract(s)A aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABP) é uma estratégia de ensino-aprendizagem ativa em que os estudantes aprendem a aprender e preparam-se para resolver problemas relativos à sua futura profissão. A aprendizagem é estimulada e motivada pelo encontro do estudante com os problemas. Estes problemas surgem da análise e discussão realizada em grupo de um caso elaborado previamente pelo professor. Este artigo é o resultado de uma experiência de elaboração de casos que decorreu no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Enfermagem de Saúde da Criança e do Adolescente, do 3º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem, da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho, no ano letivo 2010-2011, por ocasião da utilização da ABP como metodologia de ensino. Tem como objetivo o registo desta experiencia de modo a que possa ser útil para futuras práticas pedagógicas similares.
TypeOther
URIhttp://hdl.handle.net/1822/34952
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:ESE-CIE - Publicações Pedagógicas / Pedagogic Publications

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A escrita de casos em ABP.pdfConstrução de casos262,32 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID