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https://hdl.handle.net/1822/34916
Title: | Telejornalismo interativo: entre a promessa e a realidade : análise dos contextos do Brasil e de Portugal |
Author(s): | Tourinho, Carlos Alberto Moreira |
Advisor(s): | Lopes, Felisbela |
Keywords: | Comunicação Televisão Telejornalismo Interação Interatividade Communication Television TV Journalism Interaction Interactivity |
Issue date: | 27-Nov-2014 |
Abstract(s): | Dentre os elementos constitutivos do novo ethos da Comunicação
contemporânea, revolucionada a partir do advento e da
popularização da Internet, os conteúdos interativos apresentam-se
como propulsores de novos hábitos e gostos dos consumidores.
Potencializada pelos media digitais, a interação com o telespectador
impactou, também, a televisão aberta que logo prometeu abrir novos
espaços para seus telespectadores. Esta investigação analisa como a
promessa de interação se revela no contexto do telejornalismo
praticado em Portugal e no Brasil.
A pesquisa identificou, na atualidade instalada nos telejornais, a
existência de barreiras invisíveis onde os enunciadores dos informativos
não envolvem o público com o conteúdo. Até mesmo a tecnologia já
disponível para outros gêneros de programas de televisão não é
utilizada pelos principais telejornais. A possibilidade do telespectador
interferir na notícia é vista com resistência por parte deste medium. Os
telejornais são tratados pelas emissoras como instâncias de poder que
elas demonstram não querer compartilhar.
Por outro lado, há o indicativo de um novo paradigma em construção
na televisão, em geral, que poderá influenciar os telejornais. O
fenômeno comunicacional do segundo ecrã – uma apropriação que
parte do internauta – é um deles. O outro é a crescente abertura de
espaços, ainda que simbólicos, para o telespectador. Um dos fatores
que irá determinar se esta premissa poderá se tornar hegemônica nos
telejornais está relacionado com as necessidades concorrenciais. Esta
investigação identificou que os mais avançados nesta perspectiva são
justamente aqueles que lutam para se diferenciar dos líderes de
audiência. Amongst the constituent elements of the new ethos of contemporary communication, revolutionized since the advent and popularization of the Internet, interactive contents present themselves as drivers of new habits and tastes of consumers. Empowered by digital media, the interaction with the viewer also impacted broadcast television which soon promised to open new spaces for its audience. This research examines how the promise of interaction is revealed in the context of television journalism practiced in Portugal and Brazil. This study has identified in today`s newscasts the existence of invisible barriers where the enunciators of the informative do not involve the audience with the presented content. Even the current technology available to other genres of TV shows is not utilized by the main news. The possibility for the viewer to interfere in the news is met with resistance by this medium. News programs are treated by the stations as instances of power which they don't demonstrate any will of sharing. On the other hand, there is an indication of a new paradigm in construction on television, in general, that might influence newscasts. The communication phenomenon of the second screen – an appropriation that comes from the internet user – is one of them. Another one is the increasing openness of spaces, even symbolic, for the viewer. One of the factors that will determine whether this assumption may become hegemonic newscasts is related with competitive needs. This research has identified that the most advanced in this perspective are precisely those who struggle to set themselves apart from the rating leaders. |
Type: | Doctoral thesis |
Description: | Tese de doutoramento em Ciências da Comunicação (ramo de conhecimento em Estudos de Jornalismo) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34916 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | CECS - Teses de doutoramento / PhD theses |
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