Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/34865

TitleAtividades, redes e lógicas de ação em educação: dispersão do Estado, governação e ação local
Author(s)Antunes, Fátima
Veloso, Esmeraldina
Vilarinho, Emília
Issue date2014
Abstract(s)Nesta comunicação analisamos dados preliminares recolhidos na primeira fase de um estudo, de carácter mais extensiva, através de entrevistas semi-estruturadas (e exploratórias) a responsáveis de um conjunto de instituições educativas não-escolares e escolares, públicas e privadas. Centramos a nossa análise em algumas dimensões do objeto de estudo: (i) Atores, processos e metamorfoses dos domínios público e privado, formal e não-formal em educação; (ii) Escalas, modos de coordenação e lógicas de ação em educação. Assim, apresentamos uma descrição de atividades educativas e analisamos as redes constituídas ao nível local entre escolas públicas e instituições e entidades privadas para assegurar a governação da educação e prover projetos de educação escolar e não-escolar, identificando os seus atores e cursos de ação envolvidos. Ensaia-se discutir a génese e a composição e a estrutura (Lima, 2007) das redes, as parcerias estabelecidas (Rodrigues & Stoer, 1998) e discute-se as lógicas de justificação e as racionalidades dos atores e entidades em interação.
TypeConference paper
DescriptionPublicado em “Ciências da educação : espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar : atas do XII Congresso da SPCE”. ISBN 978-989-704-188-4
URIhttp://hdl.handle.net/1822/34865
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SPCE2_EIXOS_BOOK CC (1).pdf1,2 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID