Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/34850

TitleDiagnóstico social, aprendizagem ao longo da vida, e apoio a cidadãos invisuais : um estudo de caso numa associação do distrito de Braga
Other titlesSocial diagnosis, lifelong learning, and support for blind citizens : a case study in a Association of the district of Braga
Author(s)Carvalho, Natália Maria de
Advisor(s)Gomes, Carlos Alberto
KeywordsDiagnóstico social qualitativo
Deficiência visual
Estigma
Aprendizagem ao longo da vida
Qualitative social diagnosis
Visual impairment
Stigma
Lifelong learning
Issue date2014
Abstract(s)O estudo que aqui apresentamos desenvolveu-se sob o tema da problemática do apoio, acompanhamento e inclusão social de pessoas portadoras de deficiência visual, através da realização de um diagnóstico social qualitativo. A nossa decisão surge da necessidade da existir de um estudo que desse a conhecer a realidade vivida pelos cidadãos portadores de deficiência visual no seu contexto real de vida através da sua voz. Deste modo, através do diagnóstico social qualitativo, pretendemos mostrar as dificuldades que esta população tem de enfrentar, inerentes à sua condição de invisual, e os problemas que são impostos por uma sociedade que ainda se rege por pressupostos estigmatizantes. Pretendemos ainda, que este documento se torne uma ferramenta importante para a efetivação das orientações políticas, éticas e normativas, de intervenção social, de promoção da inclusão e igualdade de oportunidades, que defenda os valores democráticos e que permita que estes cidadãos vivam a cidadania plena. O desenvolvimento deste estudo surge no âmbito do segundo ano curricular do Mestrado em Educação, área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos. E para que nos fosse possível a sua concretização, tivemos como contexto empírico a Associação Farol, onde toda a ação se desenrolou. O nosso estágio desenvolveu-se em duas dimensões relacionadas entre si (a dimensão da intervenção e a dimensão do diagnóstico social qualitativo). Na dimensão da intervenção participamos ativamente nas atividades da instituição que contribuíram para a consolidação dos conhecimentos e competências no campo da formação, trabalho e recursos humanos, reforçando, também as qualificações académicas para resposta às exigências do mercado de trabalho. Através da dimensão do diagnóstico social qualitativo, ao delinearmos um conjunto de intervenções e ao deixarmos um conjunto de medidas de intervenção que poderão ser adotadas, contribuímos para a inclusão social de cidadãos com deficiência visual e para a melhoria das práticas profissionais.
The study presented here was developed under the theme of the issue of support, monitoring and social inclusion of people with visual disabilities, by conducting a qualitative social diagnosis. Our decision arises from the need to have a study that would be able to show the reality experienced by citizens with visual impairments in their real life context through their voices. Thus, through qualitative social diagnosis, we intend to show the difficulties that this population has to face, inherent to their status as blind, and the problems that are imposed by a society still governed by stigmatizing assumptions. Further, we intend that this document becomes an important tool for the realization of political, ethical and normative orientations, social intervention, of inclusion promotion and equality of opportunity, that defends democratic values and that allows these citizens to live the full citizenship. This study development appears in the second year of the Master of Education, specialization area in Education, Labor and Human Resources. To be possible for us achieve it, we had as empirical context the Associação Farol, where all the action took place. Our internship was developed in two dimensions related to each other (the intervention dimension and the social dimension of qualitative diagnosis). The dimension of intervention we actively participate in the activities of the institution that contributed to the knowledge and skills consolidation in the field of formation, labor and human resources, enhancing also the academic qualifications to meet the demands of the labor market. Through the dimension of qualitative social diagnosis, delineating a set of interventions and leaving a set of intervention measures that can be adopted, we contribute to the social inclusion of people with visual impairment and the improvement of professional practices.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/34850
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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Anexos Relatório.zip6,29 MBUnknownView/Open
Apêndices Relatório.zip3,53 MBUnknownView/Open

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