Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/34846

Title(Auto)supervisão da prática formativa: um processo de desenvolvimento profissional
Other titles(Self)supervision of training practice: a process of professional development
Author(s)Antunes, Paula Cristina de Sousa
Advisor(s)Vieira, Flávia
KeywordsFormação profissional
Supervisão
Autossupervisão
Desenvolvimento profissional
Profissional training
Supervision
Self-supervision
Profissional development
Issue date2014
Abstract(s)O presente estudo de caso enquadra-se na temática da supervisão da formação, centrando-se na (auto)supervisão da formação profissional. Foi desenvolvido com a participação de uma formadora numa entidade de formação profissional e teve como objetivos: Analisar conceções da formadora relativamente à supervisão da formação; Promover o desenvolvimento profissional da formadora, com base em estratégias de (auto)supervisão das suas práticas formativas; Identificar potencialidades e constrangimentos da (auto)supervisão da formação. A metodologia utilizada no estudo, articulando propósitos de formação e de investigação, é de natureza interpretativa e qualitativa. Os dados foram recolhidos sobretudo a partir da análise documental, questionário, notas e campo de observação, diário de autossupervisão e entrevista. A informação recolhida foi submetida a uma análise de conteúdo. Os resultados alcançados revelam uma evolução significativa nas conceções de supervisão da formadora, assim como uma relação estreita entre os processos de (auto)supervisão por ela experienciados e o seu desenvolvimento profissional. Conclui-se que a (auto)supervisão tem impacto na reflexividade profissional e na capacidade de autodirigir a ação formativa, para além de promover a qualidade das entidades de formação. Embora centrado num caso, o estudo possibilita compreender as potencialidades dos processos supervisivos, recomendando-se a sua implementação nos contextos de formação profissional.
The present case study is about supervision of training and it focuses on the (self)supervision of professional training. It was developed with the participation of a trainer in a professional training institution. Its objectives were: To analyse the trainer’s conceptions about supervisoon of training; To promote the trainer’s professional development through the implementation of (self)supervison strategies focusing on her training practices; To identify the potential value and constraints of (self)supervision of training. The study methodology articulated training and research purposes and was interpretative and qualitative. Data were mainly collected through documentary analysis, a questionnaire, observation field notes, a self-supervision journal, and an interview. The collected infomation was subjected to content analysis Results show a significant evolution in the trainer’s conceptions of supervison, as well as a close relation between the (self)supervision processes she experienced and her professional development. We conclude that (self)supervision has an impact on professional reflectivity and promotes the quality of training institutions. Even though centred on one case, the study enhances the understanding of the potential value of supervision processes, and their implementation in professional training contexts is recommended.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/34846
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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