Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/34794
Título: | Relatório de atividade profissional |
Autor(es): | Santos, Ana Maria Gonçalves Portela dos |
Orientador(es): | Bento, M. Fátima |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | A elaboração e apresentação deste relatório de atividade profissional, desenvolvido
no âmbito do Mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores, Área de
Especialização em Física e Química da Universidade do Minho, visa a obtenção do grau de
mestre nos termos do ponto 3 do Despacho RT-38/2011.
É um relatório essencialmente reflexivo da minha prática profissional ao longo dos
anos enquanto docente de Físico-Química. Foca-se na apresentação/discussão de
experiências profissionais, cargos desempenhados, projetos/atividades coordenados, ou
onde participei, assim como competências adquiridas no exercício das minhas funções. São
abordadas as várias vertentes da docência, bem como o seu contributo para o aumento da
literacia científica, autonomia, criatividade e desenvolvimento integral de cidadãos ativos
críticos e responsáveis.
O enquadramento científico versa sobre o tema Tabela Periódica dos Elementos
Químicos. A escolha do tema relaciona-se com a importância desta ferramenta,
considerada, por muitos, a bíblia dos químicos. Resumidamente, trata-se de um mapa das
descobertas feitas pela humanidade ao longo de séculos, um banco de dados sobre os
elementos que já foram descobertos e que compõem as substâncias que fazem parte do
nosso mundo.
Citando o historiador Eric Scerri,
“um dos mais poderosos ícones na ciência: um único documento que consolida
muito de nosso conhecimento sobre química (…) apesar das dramáticas
mudanças que ocorreram na ciência nos últimos cem anos – a saber, o
desenvolvimento das teorias da relatividade e da mecânica quântica – não
houve revolução na natureza básica da Tabela Periódica “[1].
Como se encontra amplamente disponível nas salas de aula de química, nos
manuais escolares e na internet, é possível que a importância da Tabela Periódica seja
subestimada por alguns. Aprofundar o conhecimento da sua história, evolução,
organização assim como a sua relevância para o desenvolvimento científico, consistiu um
desafio muito estimulante que contribuíra para uma melhoria do meu desempenho
enquanto docente na área das Ciências Físico-Químicas. The preparation and presentation of this professional activity report, developed under the Master's degree in Sciences - Further Education for Teachers, Specialisation in Physics-Chemistry, University of Minho , aims to obtain a Master's degree in accordance to paragraph 3 of Despacho -38/2011. It is essentially a reflective report of my practice over the years as a teacher of Physics and Chemistry. It focuses on the presentation and discussion of professional experiences, positions held, projects and activities that I have coordinated, or have been involved in, and skills acquired in the exercise of my functions. Many aspects of teaching are approached as well as their contribution to increasing scientific literacy, autonomy, creativity and overall development of critical and responsible active citizens. The scientific focus deals with the theme Periodic Table of Chemical Elements. The choice of this topic relates to the importance of this tool, considered by many to be the chemists’ bible. Briefly, this is a map of the discoveries made by mankind throughout centuries, a database on the elements that have already been discovered and that constitute matter that are part of our world. Quoting the historian Eric Scerri, "One of the most powerful icons in science: a single document that consolidates much of our knowledge of chemistry (...) despite the dramatic changes that have taken place in science over the past century - namely, the development of theories of relativity and quantum mechanics - there has been no revolution in the basic nature of the Periodic System" [1] As it is widely available in chemistry classrooms, in school textbooks and the internet, the importance of the Periodic Table may be underestimated by some. To deepen the knowledge of its history, evolution, organization as well as its relevance to the scientific development, has been a very exciting challenge that is going to contribute to an improvement of my performance as a teacher in the area of physical and chemical sciences. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de atividade profissional de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34794 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CDQuim - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Maria Gonçalves Portela dos Santos.pdf Acesso restrito! | 29,4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |