Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34687

TítuloO papel dos pais na execução de planos de carreira no Ensino Secundário: perspectivas de pais e de estudantes
Autor(es)Carvalho, Marisa
Taveira, Maria do Céu
Palavras-chaveCarreira
Grounded theory
Influência parental
Intervenção vocacional
Career
Career counselling
Parental influence
DataAbr-2010
RevistaAnálise Psicológica
CitaçãoCarvalho, C., & Taveira, M. C. (2010). O papel dos pais na execução de planos de carreira no Ensino Secundário: Perspectivas de pais e de estudantes. Análise Psicológica, 28(2), 333-341.
Resumo(s)O presente estudo tem como objectivos analisar perspectivas de pais e alunos acerca do papel dos pais na execução de planos de carreira dos seus filhos e retirar implicações para a conceptualização da intervenção vocacional no Ensino Secundário, prosseguindo investigação anterior (Pinto, Taveira, & Fernandes, 2003). Através do método de grounded theory (cf. Strauss & Corbin, 1994, 1998) foram investigadas as perspectivas de um total de 62 participantes, através de questionário de resposta aberta (Pinto, 2000). Na perspectiva dos participantes, os pais podem contribuir para o desenvolvimento de carreira através da relação com os filhos e através da relação com o meio. Os participantes evidenciam o reconhecimento do papel dos pais no desenvolvimento vocacional dos filhos, através de atitudes parentais mais ou menos directivas, específicas e intencionais, e da participação e promoção de actividades. Isto traduz a necessidade da intervenção vocacional contemplar os contextos de vida e o seu papel no desenvolvimento da carreira.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34687
ISSN0870-8231
Versão da editorahttp://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?pid=S0870-82312010000200008&script=sci_arttext
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O papel dos pais na execução de planos de carreira no Ensino Secundário.pdfDocumento principal73,92 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID