Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34620

TítuloAvaliação digital nas universidades públicas portuguesas : perspetivas de professores e de estudantes
Autor(es)Amante, Lúcia
Oliveira, Isolina
Gomes, Maria João
Palavras-chaveAvaliação digital
elearning
Competências
Cultura de avaliação
Edumetria
Digital assessment
Competencies
Assessment culture
Edumetric approach
Data2014
EditoraUniversidade Nova de Lisboa. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Resumo(s)Nesta comunicação apresentamos um quadro teórico para a avaliação digital na educação superior, ancorado em quatro dimensões - autenticidade, consistência, transparência e praticabilidade – cada uma delas integrando um conjunto de parâmetros, que visa promover a qualidade das estratégias de avaliação. Esta proposta alicerçada numa perspectiva edumétrica visa contribuir para a discussão em torno da qualidade da avaliação no ensino superior, em particular, em contextos de elearning. Com base neste quadro teórico e seguindo uma metodologia quantitativa concebemos e aplicámos um questionário que visou identificar práticas e perspetivas dos professores, e experiências e perspetivas dos alunos das instituições de ensino superior público portuguesas, no que concerne à avaliação com recurso a tecnologias digitais. Apresentam-se e discutem-se parte dos resultados obtidos.
In this paper we present a theoretical framework for digital assessment in higher education, anchored in four dimensions – authenticity, consistency, transparency and practicability, each one including a set of parameters which aim to promote the quality of the assessment strategies. This proposal is founded in an edumetric perspective and aims to the discussion around the quality of assessment in higher education, particularly in contexts of elearning. Based on this theoretic framework and following a quantitative methodology we devised and applied a survey aimed to identify the practices and the perspectives of the teachers, and the experiences and the perspectives of the students in public higher education institutions in Portugal, regarding the assessment supported by digital technologies. We present and discuss some of the obtained results.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34620
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EUTIC2014_lucia_amante.docx-libre.pdf172,57 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID