Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/34607
Título: | B-Learning nas redes sociais: estudo do seu potencial na inclusão de estudantes surdos no ensino superior |
Autor(es): | Melo, Liliane Brito de Gomes, Maria João |
Palavras-chave: | b-Learning Educação inclusiva Pessoas com surdez e-Inclusion Inclusive education Deaf People |
Data: | 2014 |
Editora: | Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha (APEC) |
Resumo(s): | O e-learning vem confirmando-se com influente modalidade de ensino na eliminação de barreiras à formação académica e profissional de pessoas com necessidades educativas especiais. Neste artigo apresentamos a caracterização do uso de redes sociais n Internet por parte de pessoas com surdez ao nível do Brasil, através de investigação por inquérito, onde foram exploradas questões relativas ao uso ou não da internet, dispositivos de acesso, formas de uso, frequência de acesso, uso de reds sociais e atividades realizadas no espaço virtual. Após trinta dias de aplicação do questionário participaram 24 pessoas com surdez severa, sendo 75% de origem congénita:62,% são homens; 33% com idade entre 30 e 39 anos; 45% alfabetizados em língua portuguesa escrita e 77% me Libras, seis com pós-graduação e seis oralizados. The e-Learning, as an inclusive form of educational technology in teaching, has being a strongest ally to overcoming the barriers to disabled people's education. This paper presents a characterization of the use of social networks by people with deafness, that living in Brazil, through survey research with questions about the use or not of web, intemet access devices, access frequency, and their activities in the virtual space. After thirty days of application, 24 deaf people participated, 75% of them has congenital origin; 62.5% are men; 33% between 30 and 39 years old; 45% literate in Portuguese written language and 77% knows how to communicate in Brazilian sign language (Libras). Six of them are graduated and six knows how to speak to communicate. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Publicado em "Atas do XIX Seminário Acadêmico da APEC". ISBN 978-84-697-0700-5 |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34607 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
APEC-Barcelona-LilianeMelo-MJGOmes-2014.pdf | 3,57 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |