Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34599

TítuloImportância dos instrumentos na avaliação das aprendizagens no ensino básico. Estudo exploratório em escolas de Cabo Verde
Autor(es)Teixeira, A. P.
Morgado, José Carlos
Palavras-chaveAvaliação das aprendizagens
Instrumentos de avaliação
Práticas docentes
Data2014
Resumo(s)A avaliação é uma dimensão importante do processo de ensino-aprendizagem, interferindo de forma significativa no (in)sucesso dos estudantes. Todavia, a sua eficácia depende, em grande parte, das técnicas e dos instrumentos utilizados. O recurso a diferentes instrumentos de qualidade, em momentos oportunos, permite não só diversificar as evidências recolhidas mas também tornar o processo avaliativo mais abrangente e mais fiável. No entanto, a pertinência dos instrumentos de avaliação tem muito a ver com a forma como são construídos e utilizados pelos professores. Nesta comunicação pretendemos apresentar alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida em torno das práticas de construção, e consequente utilização, dos instrumentos de avaliação das aprendizagens em escolas do Ensino Básico em Cabo Verde. Para o efeito, recorremos a uma metodologia qualitativa com o intuito de averiguar que princípios metodológicos sustentam as práticas dos professores, que aspetos privilegiam e quais as principais dificuldades com que se deparam nesse processo. Como técnica de recolha de dados utilizámos a entrevista e a análise documental. Os resultados obtidos permitem concluir que as práticas de uma maioria muito significativa de docentes se encontram alicerçadas em modelos de avaliação de características produtivistas, recorrendo a instrumentos que primam pela quantificação e instrumentalização dos resultados. Constata-se, ainda, que os professores fazem pouca referência à importância dos instrumentos de avaliação numa lógica de orientação das aprendizagens dos alunos e que os testes de avaliação sumativa são os instrumentos a que consignam maior destaque na avaliação.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34599
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
04. Instrumentos de avaliação e aprendizagem (CLABQC - 2014).pdf
Acesso restrito!
111,94 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID