Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/34599
Título: | Importância dos instrumentos na avaliação das aprendizagens no ensino básico. Estudo exploratório em escolas de Cabo Verde |
Autor(es): | Teixeira, A. P. Morgado, José Carlos |
Palavras-chave: | Avaliação das aprendizagens Instrumentos de avaliação Práticas docentes |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | A avaliação é uma dimensão importante do processo de ensino-aprendizagem, interferindo de forma significativa no (in)sucesso dos estudantes. Todavia, a sua eficácia depende, em grande parte, das técnicas e dos instrumentos utilizados. O recurso a diferentes instrumentos de qualidade, em momentos oportunos, permite não só diversificar as evidências recolhidas mas também tornar o processo avaliativo mais abrangente e mais fiável. No entanto, a pertinência dos instrumentos de avaliação tem muito a ver com a forma como são construídos e utilizados pelos professores. Nesta comunicação pretendemos apresentar alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida em torno das práticas de construção, e consequente utilização, dos instrumentos de avaliação das aprendizagens em escolas do Ensino Básico em Cabo Verde. Para o efeito, recorremos a uma metodologia qualitativa com o intuito de averiguar que princípios metodológicos sustentam as práticas dos professores, que aspetos privilegiam e quais as principais dificuldades com que se deparam nesse processo. Como técnica de recolha de dados utilizámos a entrevista e a análise documental. Os resultados obtidos permitem concluir que as práticas de uma maioria muito significativa de docentes se encontram alicerçadas em modelos de avaliação de características produtivistas, recorrendo a instrumentos que primam pela quantificação e instrumentalização dos resultados. Constata-se, ainda, que os professores fazem pouca referência à importância dos instrumentos de avaliação numa lógica de orientação das aprendizagens dos alunos e que os testes de avaliação sumativa são os instrumentos a que consignam maior destaque na avaliação. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34599 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
04. Instrumentos de avaliação e aprendizagem (CLABQC - 2014).pdf Acesso restrito! | 111,94 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |