Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/34421

TítuloPerfil e funções do ensino da música nos ramos genérico e especializado do 1.º Ciclo do Ensino Básico : estudo de caso múltiplo
Outro(s) título(s)Profile and functions of music education as a generalized or specific subject in primary school : multiple case-study
Autor(es)Tracana, Marta Isabel Lopes Garcia
Orientador(es)Vieira, Maria Helena
Palavras-chaveEnsino genérico [EG]
Ensino Especializado [EE]
Ensino da música
Generalist teaching
Specialized teaching
Music education
Data30-Abr-2014
Resumo(s)Nesta tese procura definir-se o perfil do ensino da música e as funções que este assume hoje nos ramos genérico e especializado do 1.º ciclo do Ensino Básico [EB]. Para contextualizar a temática, foram identificadas instituições e profissionais que contribuíram para a definição desse perfil e dessas funções, procurando evidenciar de que modo e com que estratégias e dinâmicas se implicaram ao longo da história na evolução do ensino da música. Nesse sentido, foi realizado um estudo de caso múltiplo, assente numa ampla revisão bibliográfica e projetado numa pesquisa empírica levada a cabo em seis escolas. A revisão bibliográfica estrutura-se a partir do estudo e análise da evolução das normativas emanadas dos vários Ministérios da Educação, complementando-se através do recurso a outras fontes bibliográficas diversificadas. Os objetivos delineados à partida levaram a que o enquadramento teórico e normativo se constituísse em três capítulos: nos dois primeiros procurou compreender-se a situação vivenciada atualmente e também a evolução de cada ramo de ensino no 1.º Ciclo do EB (ensino genérico [EG] e ensino especializado [EE]). O terceiro capítulo apresenta uma perspetiva atual do ensino da música, evidenciando as especificidades de cada um dos ramos, em Portugal, ao nível do 1.º Ciclo do EB, e integrando numa visão alargada a outros países, numa dinâmica contrastiva. O estado da arte foi assim delineado, tendo ainda como principal ponto de partida estudos realizados a nível nacional, nomeadamente por Vieira (2008, 2009, 2011) sobre a ramificação do ensino da música, Vasconcelos (2002) e Folhadela, Vasconcelos e Palma (1998) sobre a problemática da identidade do ensino especializado, Palheiros (2000) e Mota (2002) sobre a educação musical nos diferentes ciclos, na perspetiva do professor e do aluno; a nível internacional, o foco incidiu sobre um conjunto de experiências e relatos de estudos de casos, salientando-se autores como Abril e Gault (2006), Bolduc (2011), Chétail (2002-2004), Wiggins e Wiggins (2008), Gresser, (2012), Herbest et al (2005) e Mills (1991, 2005, 2009). Esta pesquisa, alicerçada no enquadramento teórico, permitiu reconfigurar na atualidade o sentido da evolução do ensino da música no 1.º Ciclo do EB no que respeita ao perfil e funções do EG e do EE. Recorrendo a uma metodologia qualitativa, a escolha incidiu sobre três escolas do 1.º Ciclo do EB do EG e outras três do EE. Nas primeiras três, do EG, foi focalizada a lecionação da disciplina de Expressão Musical; nas restantes, do EE, analisou-se o ensino da disciplina de Iniciação Musical. Os resultados apontaram para três pontos a considerar: formação de docentes, estrutura da disciplina e conteúdos programáticos. Relativamente à formação de docentes, concluiu-se que existe atualmente uma maior aproximação entre o perfil dos docentes de ambos os ramos de ensino da música (EG e EE), consolidada pelo reconhecimento da necessidade de coadjuvar o professor monodocente do 1.ºCiclo do EB com um professor especializado na área do ensino da música. Quanto à estrutura da disciplina, o estudo revela não haver razão para existir, na prática, uma ramificação a este nível, mas sim ser prioritário criar condições pedagógicas e didáticas capazes de dar resposta ao anunciado pelas várias organizações mundiais sobre a qualidade e rigor da literacia musical, da prática instrumental e da prática vocal no ensino para as crianças, sem distinção. Por fim, no que concerne aos conteúdos programáticos, evidenciam-se disparidades quanto aos graus de exigência, na forma como são elaborados os programas curriculares nos dois ramos de ensino, e mesmo dentro do EE. Estas conclusões indicam a necessidade de maior articulação entre o EG e o EE, assim como dos seus programas curriculares. Verificam-se também diferenças relativamente aos critérios de atuação e às práticas pedagógicas, diferenças essas que os intervenientes no estudo indicam ser importante esbater. A pesquisa reforça a importância que deve ser dada ao ensino da música no 1.ºCiclo do EB, promovendo-o de forma consistente, rigorosa e igualitária.
This thesis focuses on the definition of the profile and functions of music education in the a generalist and specialized branches of primary school today. In order to contextualize the theme, institutions and professionals that contributed to the evolution of the music education were identified, emphasizing the way and the strategies and dynamics used. The research started out with a vast bibliography analysis and was developed as a multiple case study that took place in six schools. Considering the goals of the research the bibliography analysis included documents, legal instructions from government and Ministries of Edutacion, and also multiple other sources, such as articles, books, master and PhD theses. The pointed out goals originated a theoretical framework in three chapters: the first two allow us to understand the present situation of music education in the 1st Cycle of studies from an historical point of view, underlining the major evolutions occurred in the generalist and specialized branches throughout history up to present times. The third chapter presents a summary of the research developed in the first two chapters, underlining a comparative perspective between branches and outlining the particularities of Portuguese Primary Music Education in comparison to other Countries. The state of the art was thus identified, having a starting point at a national level, in studies from Vieira (2008, 2009, 2011) about the branches of Music Education in generalist and specialized systems; from Vasconcelos (2002) and Folhadela, Vasconcelos & Palma (1998), about the identity of the specialized system; and from Palheiros (2000) and Mota (2002) about the music education in different school levels, in both students’ and teachers’ perspectives; at an international level, the research focoused on authors who wrote about a set of experiences and reports of case-studies, among which Abril & Gault (2006), Bolduc (2011), Chétail (2002-2004), Wiggins & Wiggins (2008), Gresser, (2012), Herbst et al (2005) and Mills (1991, 2008, 2010) are empathised. Based on the historical ad theoretical framework, it was possible in the research project to interpret and redefine the meaning of the evolution of music education in the 1st Cycle in Portugal in what its profile and functions have been in the generalist and the specialized branches. For a better understanding of the problem, our methodological option was a multiple case-study that allowed us to search in context the theoretical information. Using a qualitative methodology, three primary schools and three specialized schools were selected. In the first three, the research focused on the school subject of Music Expression; in the others three the focus was on subject of Music Education for beginners. The results obtained are mainly in three areas: teacher training, curriculum organization and curricular contents. In what teacher training is concerned the study shows that there has been a progressive approach between the two types of training for the different school systems (generalist and specialized), and that this approach has been reinforced by the recognition of the need or a specialized music teacher as coadjutant of the generalist primary teacher. In what curriculum organization is concerned the study confirms that there are no reasons for the existence, at this age level, of different branches of music education (generalist and specialized) and that the focus should be on providing good music education, through adequate pedagogical practices to all children ( which is in fact recommended by several world organization studies on music education). Finally, in what curricular contents are concerned, the study shows great disparities between generalist and the specialized programs, and also between the different specialized programs studies, both in specific goals, subject matter and level of difficulty. These conclusions indicate the need for better articulation between the generalist and specialized schools and for a stronger identity both curricular programs content and goals. Differences between pedagogical criteria and practice were also identified, and the participants in the study suggested that they should be reduced. In summary, the research project underlined the importance of music education in the 1st Cycle of studies and the need for its consisted, qualified and democratic promotion among all children.
TipodoctoralThesis
DescriçãoTese de doutoramento em Estudos da Criança (área de Especialização em Educação Musical)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/34421
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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