Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/34311

TitleCinema : as curtas metragens à procura de mercados
Author(s)Ramos, Ana Margarida Nunes
Advisor(s)Zagalo, Nelson
Issue date2015
Abstract(s)O estágio de três meses, como estagiária na “filmesdamente”, permitiu-me “entrar” no mundo do cinema. Esta empresa tem-se dedicado à produção de curtas metragens, filmes publicitários e institucionais, com vários prémios recebidos ao longo do percurso. Durante o estágio acompanhei as equipas de filmagens nos variados projetos, e dei uma especial atenção à submissão da curta metragem “Playday” - realizada por Victor Santos (um dos sócios fundadores da empresa), nos diferentes festivais de curtas metragens, aos quais se candidatou. Orientada pelos conhecimentos adquiridos no estágio, procurei obter toda a informação ao meu dispôr acerca de atividade cinematográfica através da pesquisa bibliográfica e em sites relacionados com a área do cinema. A leitura entretanto efetuada da história do cinema português levou-me a concentrar a minha atenção no marketing de filmes, especialmente na área das curtas metragens. Consciente das grandes dificuldades pelas quais passam os produtores de curtas metragens, decidi dedicar-me à elaboração de um pequeno guia que explicite os procedimentos/normas que regem a distribuição das curtas metragens, partindo do paradigma existente na indústria cinematográfica atual. Ao longo desse trabalho fui-me dando conta da existência de um grande número de informações que se deve ter em consideração neste processo, que aqui exporei metodicamente, passo a passo.
For the three month internship at "Filmesdamente", I was given the chance of looking into the inner workings of the film industry. This company has been focused in producing short films, corporate, and advertising films, having received various prizes along the way. During that time, I followed the production teams who worked on the various projects, and ended up giving a special attention to the submission of the short movie "Playday" - directed by Victor Santos, one of the company founding partners - into a variety of film festivals they were interested in participating. Taking advantage of the observations and knowledge I obtained during the internship, I decided to further look up information regarding the film industry, consulting works in libraries and on the internet. What I've read relating to the portuguese cinema brought me to center my research in the film marketing, more specifically the short movie segment. Having closely witnessed the difficulties that short movie directors come across when marketing their work, I elaborated a small guide to the rules and proceedings of short movie distribution. Along the way I believe to have identified a good amount of data one should take into consideration when marketing their movie, which I hereby expose, methodically, step by step.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34311
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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