Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/34292

TitleDestinos sociais: desigualdades escolares e critérios de formação de turmas
Author(s)Silva, Fabrícia Isabel Sousa
Advisor(s)Ribeiro, Rita
KeywordsDesigualdades escolares
Sucesso escolar
Homogeneidade vs. heterogeneidade das turmas
Educational inequality
Educational attainment
Homogeneity vs. heterogeneity of classes
Issue date2014
Abstract(s)O presente estudo, realizado para a obtenção do grau de mestre em Sociologia – área de especialização em Desenvolvimento e Políticas Sociais, tem como objectivo conhecer os critérios de formação de turmas, adoptados pela escola, para permitir o sucesso escolar e combater as desigualdades escolares dos alunos. O processo de agrupamento dos alunos em turmas e o impacto que este tem sobre o desempenho escolar têm sido abordados ao longo do tempo pela literatura sobre a educação e é uma temática alvo de análise sociológica, uma vez que, e de acordo com teorias sustentadas por vários autores, a turma frequentada condiciona as oportunidades de sucesso dos alunos. A recolha de informação incidiu sobre os dados sociodemográficos dos alunos disponibilizados por duas escolas da cidade de Braga, dos regulamentos internos das mesmas, bem como em entrevistas semi-directivas, aplicadas a membros das equipas de constituição de turmas, a directores de turma e a presidentes da associação de pais. A análise documental permitiu concluir que as escolas organizam as turmas com base em critérios heterogéneos de forma a estarem equilibradas de acordo com o sexo, com a idade, com o nível socioeconómico, com os conhecimentos escolares e estabelecem um número limite de alunos por turma. A análise descritiva das turmas através dos dados sociodemográficos concluiu que, de uma forma, geral, as turmas de ambas as escolas são heterógenas. Apesar de ser esta a prática das escolas a análise de conteúdo das entrevistas concluiu que alguns agentes escolares são apologistas da formação de turmas homogéneas. Os resultados salientam a importância da aplicação e escolha dos critérios, uma vez que as características da turma podem influenciar o sucesso escolar dos alunos e consequentemente o seu destino escolar e social.
The present study, conducted in order to achieve the Master‟s Degree in Sociology – specialization field of Development and Social Policy, aims to understand the criteria implied in the composition of classes, adopted by schools, to enable academic success and tackling inequalities of school students. The process of grouping students in classes and the impact this has on school performance have been addressed over time through literature related to education, and it‟s a target subject of sociological analysis, since, and according to theories held by several authors, attended class determines the opportunities for student success. The collected information focused on the sociodemographic data of students available from two schools in the city of Braga, on its internal regulations, as well as semi-structured interviews, applied to members of the teams to set up classes, the class directors and the president of the parents association. The documental analyses allowed us to conclude that schools organize their classes based in heterogeneous criteria in order to make them balanced according to sex, age, socioeconomic level, school knowledge, thus establishing a minimal student number per class. The descriptive analysis of the classes through the sociodemographic data concluded that, overall, classes from both schools are heterogeneous. In spite of this being the practice of schools, the content of interviews concluded that some scholar agents are apologists of the composition of homogeneous classes. The results emphasize the importance of application and choice of criteria, since the characteristics of the class may influence the academic success of students and consequently their academic and social pathways.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Desenvolvimento e Políticas Sociais
URIhttp://hdl.handle.net/1822/34292
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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